No Circuito

Teatro

Coletivo das Liliths promove a realização da Trilogia da Nova Gênese em Salvador

Genilson Coutinho,
16/12/2015 | 15h12

Após circular por cidades do interior da Bahia realizando apresentações do espetáculo ‘Lady Lilith’, o Coletivo Das Liliths fechará o ano de 2015 com uma programação pra lá de especial. Neste próximo final de semana, sexta, sábado e domingo, serão apresentadas os três espetáculos que juntos compõem a Trilogia da Nova Gênese.

Trata-se de uma obra multilinguagem composta pelos espetáculos ‘Lady Lilith’ (2013), ‘Adão’ (2014) e ‘Eva’ (2015). Este trabalho busca resgatar a narrativa da gênese cristã através da realização de pesquisas baseadas na polissemia existente nos três mitos que compõem essa trama, resignificando a história oficialmente difundida de Adão, Eva e a esquecida, Lilith.

Levando em consideração a importância da gênese cristã para o estabelecimento de normas de condutas sociais e religiosas, que por vezes, impõem limites de gênero excludentes, a Trilogia da Nova Gênese desconstrói esta narrativa abordando os mitos sem o machismo presente na história de Adão e a criminalização presente nos mitos de Lilith e Eva.

Todos convidados para esta celebração da vida!

SERVIÇO:

TRILOGIA DA NOVA GÊNESE – Com o Coletivo das Liliths

Dia 18/12 (Sexta) – Lady Lilith

 

Dia 19/12 (Sábado) – Adão

Dia 20/12 (Domingo) – Eva

Onde: R1 – Residência Universitária da UFBA – Corredor da Vitória

Horário: 22 horas

Valor: Entrada Franca

Classificação: 16 anos

Sobre os espetáculos:

LADY LILITH – 18 de Dezembro de 2015 – 22 horas

Lilith, a primeira mulher de Adão, é também a primeira a se rebelar contra a posição de submissão designada a ela. Sua trajetória serve como mola propulsora para o desenvolvimento do espetáculo, que através das cenas faz críticas e denuncia a submissão da mulher perante ao machismo e hierarquização dos gêneros. Em cena, quatro atores se apropriam desta narrativa para trazer à tona através de seus corpos, discussões que permeiam a comunidade LGBTT, tais como a afirmação das identidades de gênero, o respeito às diferenças, combate a violência contra as minorias e o respeito às diversas formas de expressões da sexualidade.

Dividido em quatro atos, os atores encenam: O Nascimento de Lilith – A Primeira Relação Sexual com Adão – A Fuga do Jardim do Éden para o Mar Vermelho – A  Decisão de Ficar no Mar Vermelho.

ADÃO – 19 de Dezembro de 2015 – 22 horas

O espetáculo ADÃO toma como ponto de partida a gênese cristã sobre da criação do mundo e aborda os momentos de solidão de Adão antes do surgimento de Eva. Os intérpretes se apropriam do mito para abordar temáticas como solidão, evolução tecnológica, androgenia e a relação dos homens com as máquinas. Adão tem uma abordagem contemporânea e coloca em evidência as relações entre o corpo e tecnologia, levando o público para um lugar onírico e subjetivo.

EVA – 20 de Dezembro de 2015 – 22 horas

O espetáculo EVA é uma abordagem contemporânea do mito de Eva, a primeira mulher de Adão e coloca em evidência as relações entre o corpo, o desejo e a liberdade. Em cena, quatro atores se apropriam do mito para abordar temáticas como: emancipação feminina, repressão sexual, educação machista e patriarcal, liberdade de expressão e diversidade sexual. Dentro de um universo metafórico, os atores vivenciam a história levando o público para um lugar onírico e subjetivo para discutir e resignificar o que é ser mulher no século XXI.