Casal gay denuncia ateliê que se recusou a fazer convite de casamento em São Paulo

Genilson Coutinho,
24/04/2024 | 19h04
Foto: Arquivo pessoal

A polícia de São Paulo investiga uma denúncia feita pelo casal Henrique Nascimento e Wagner Cardoso, que afirma ter sido vítima de homofobia depois de uma empresa de eventos se negar a fazer “convites homossexuais” de casamento. Os noivos foram à delegacia na madrugada desta quarta-feira (24).

O caso repercutiu depois que uma amiga do casal postou nas redes sociais a resposta do Jurgenfeld Ateliê, que orientou Henrique e Wagner a “procurar uma papelaria que atenda a sua necessidade”. Os donos da empresa gravaram um vídeo, apagado algumas horas depois, justificando a recusa como sendo uma “questão de princípios”.

Nas redes sociais, enquanto estava a caminho do 73º Distrito Policial, em Jaçanã, Zona Norte da capital paulista, Henrique postou um vídeo explicando por que ele e o noivo decidiram prestar queixa:

💬 “Eu estou tão cansado. Eu não queria baixar minha energia para isso, e não é porque (a empresa) não fez (o convite). Pelo amor de Deus, não precisa fazer, mas é a forma como conduziu a coisa. ‘Nós não fazemos convite homossexual’. O que é um ‘convite homossexual’? Sai um unicórnio? Um arco-íris? Eu não sei. Não entendi. Eu fiquei com dó.”

Na postagem apagada, os donos do Jurgenfeld Ateliê alegaram ser vítimas de “heterofobia”. Depois, pediram “apoio e oração” por estarem recebendo mensagens ofensivas: “Quem nos conhece de fato sabe que não se trata de homofobia ou qualquer tipo de preconceito, mas sim de princípios e valores. Que o Senhor nos dê graça em momento tão cruel e terrível quanto esse.”

O caso foi remetido para a Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais contra a Diversidade Sexual e de Gênero e outros Delitos de Intolerância (Decradi), que entrou em contato com Henrique e Wagner e investiga o crime de discriminação.

Fonte: Globo News