Campus Party terá 20GB de internet fornecidos por empresa baiana

Arte e Exposições, No Circuito
8 de agosto de 2017
por Genilson Coutinho

Fibra ótica

Entre os dias 9 e 13 de agosto, quando a Arena Fonte Nova recebe o Campus Party, dois marcos inéditos estarão acontecendo. Será a primeira vez que a Bahia recebe este que é um dos maiores eventos tecnológicos do mundo e, também, o primeiro acontecimento, na capital baiana, em que os participantes estarão sendo atendidos com uma internet de alta performance de 20GB.

Com assinatura da Use Telecom, empresa hoje líder em conectividade na Bahia, única com estrutura 100% em fibra ótica, a internet que será oferecida na Campus Party Salvador deve ser, como acontece em todas as edições do evento, uma atração à parte.

Numa experiência mais direta com essa conexão, haverá as clássicas bancadas com internet de alta velocidade. Sem que se pense muito sobre ela, a qualidade com que a internet será disponibilizada é o que irá garantir a transmissão de dados em todas as 250 horas de conteúdos que fazem do evento hoje uma plataforma poderosa de disseminação e experimentação tecnológica.

“Quanto mais rápida e segura a internet, menos se pensa sobre a estrutura que está por detrás fazendo ela funcionar. Na prática, no entanto, uma internet veloz, com latência pequena e segurança na informação, requer estrutura complexa e sofisticada nos bastidores. Esse é nosso trabalho, oferecer uma internet à altura do potencial que o evento tem de gerar novas informações, ferramentas e sistemas”, comenta André Costa, CEO da Use Telecom.

Além de responder pela internet do Campus Party, a Use Telecom também participa lançando um desafio aos campuseiros através de um game online desenvolvido especialmente para o evento. A empresa também marca presença levantando a bandeira da internet segura e, para isso, realiza uma ação de acesso gratuito ao antivírus Kaspersky nos dias do encontro.

CONHEÇA A USE TELECOM – A transmissão de dados via fibra ótica é a última palavra hoje quando o assunto é tráfego de informação via internet. Está aí um das razões pelas quais a Use Telecom alcançou a liderança hoje no mercado baiano de operadoras de telecomunicações. Nascida em 2013, é a única que apresenta estrutura 100% em cabos de fibra ótica na Bahia.

Para o consumidor final, seu nome não é tão conhecido. Isso porque a Use Telecom tem os provedores de internet como seus principais clientes e não o indivíduo que contrata a internet para sua casa. Médias e grandes empresas, entre elas algumas do ramo comunicação, como Rede Bahia, Record e Rádio Sociedade, também estão no portfólio da operadora, seja para serviços de internet, telefonia ou VPN.

“A partir de uma rede de uma fibra ótica, nós temos uma transmissão sem interrupções e podemos oferecer de 10MG a 1 tera de internet, o que muda é a capacidade do equipamento receptor em cada cliente. Uma vantagem para empresas, por exemplo, é poder contratar 20MB e, numa situação de pico de serviço, aumentar para 100MB. Fazemos isso com facilidade, pois tudo passa pela mesma fibra”, explica André Costa.

Entre seus cases de sucesso, está o call center do Educa Mais Brasil, uma empresa de iniciativa  privada que, em parceria com instituições da rede particular de ensino disponibiliza bolsas de estudo com até 70% de desconto e não possui nenhum vínculo com o Governo Federal. Também é sua a internet contratada pela TV Globo nacional quando a emissora realiza programas especiais ou transmissões ao vivo na Bahia.

Mas a Use Telecom também está em residências, o que é possível quando os seus serviços são contratados para condomínios. É o caso do Alphaville, onde a operadora construiu uma rede de fibra ótica e disponibilizou um link dedicado. “As pessoas não conhecem a Use entre os provedores mais populares, mas a internet de condomínios como Alphaville, Ilha dos Pássaros, em Praia do Forte, Casas de Sauípe e Quintas de Sauipe”, realça ele.

A forte representatividade da empresa no setor também se confirma pela função que seu diretor ocupa em entidades importantes para o segmento. André Costa é hoje o presidente do Sindicato das Empresas de Internet da Bahia e Diretor de Serviços para Associados da Abranet (Associação Brasileira de Internet).

Sobre os elementos que respondem hoje pela projeção e alta competitividade da sua empresa, André cita a qualidade e versatilidade permitida pela rede de fibra ótica e o fato de a operadora fazer parte do Grupo Tascom, que inclui o data center Tascom, hoje um dos mais importantes da região Nordeste.

Fora isso, a Use Telecom não para de investir na melhoria de seus serviços. Basta dizer que, mensalmente, a operadora investe, em média, R$ 600 mil para avançar tão velozmente quanto avançam e se renovam as demandas de um mundo globalmente conectado.

GRUPO TASCOM – A Use Telecom faz parte do Grupo Tascom, formado também pelo data center Tascom, que hoje hospeda as principais empresas de conteúdo para internet, como Google, Facebook, Netflix, Whatssap, dados de bancos como Bradesco, Santander e Itaú, loja da Apple, além de toda atualização da Microsoft.

Contratar os serviços integrados do Grupo Tascom significa lançar mão de uma internet com interconexão direta com esses servidores. Além disso, empresas baianas podem não apenas contratar a internet mais rápida do mercado como fazer a hospedagem de todos os seus dados com máxima segurança, tudo no mesmo lugar.