Música

No Circuito

Bienal da UNE faz homenagem ao cantor

Genilson Coutinho,
05/02/2019 | 22h02

Salvador recebe esta semana a 11ª Bienal da UNE, maior festival estudantil da América Latina. O evento, cujas atividades se concentram na Universidade Federal da Bahia, também acontece em outros espaços culturais da cidade, entre os dias 6 e 10 de fevereiro (quarta a domingo). Com estimativa de mobilizar 10 mil pessoas, a Bienal da UNE celebrará a cultura brasileira através de uma homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil e o seu legado para sociedade brasileira com o tema Gil, Um Reencontro com o Brasil.

A abertura acontece na quarta-feira (6), às 19h no Palco Principal do Teatro Castro Alves, com a conferência “Gil, um reencontro com o Brasil”, recebendo o cantor e compositor Gilberto Gil, que ao lado da escritora Ana de Oliveira lança o livro Disposições Amoráveis e com intervenções musicais de Tiganá Santana. Serão priorizados os inscritos na Bienal, mas haverá distribuição de pulseiras na bilheteria do Teatro Castro Alves uma hora antes do evento para o público geral.

Já no Wet n’ Wild, desfilarão nomes como Djonga, as cantoras Márcia Castro e Márcia Short, com o projeto Xarás, na quinta-feira (7) OQuadro e BaianaSystem, na sexta-feira, na sexta (8), Francisco, El Hombre, Cortejo Afro em homenagem a Gilberto Gil e ÀTTOOXXÁ, no sábado (9), sempre a partir das 23h. Toda programação é gratuita e aberta ao público.

No sábado, além dos shows, acontecerá a caminhada Culturata, uma prévia do Carnaval baiano, no Campo Grande, reunindo atrações como Filhos de Gandhy, Banda Didá, Ilê Aiyê, a partir das 16h.

Completando 20 anos de existência e um retorno à capital baiana, o evento também demarca seu compromisso com a defesa da democracia brasileira, bem como educação e cultura como direitos humanos inalienáveis.

Mostras
Além da programação musical no Wet n’ Wild e da Culturata, a Bienal da UNE envolve uma série de mostras de linguagens artísticas, como Teatro, Dança, Música, Audiovisual, Literatura e Slam com uma programação extensa no Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia, exibindo a produção de estudantes secundaristas e universitários de todo país.

Na Mostra Convidada, os destaques vão para espetáculos baianos como Medeia Negra, do Grupo Vilavox, às 19h e Looping: Bahia Overdub, dos artistas Rita Aquino, Felipe Assis e Leonardo França, às 20h, ambos na quinta-feira (7), na Escola de Dança da UFBA.

Outro destaque é a homenagem ao ator Antônio Pitanga, que participará da sessão de exibição do documentário Pitanga, sobre sua trajetória, na sexta (8), às 18h15, no Auditório da Faculdade de Comunicação em Ondina

Entre os destaques das conferências, a Bienal da UNE receberá o pensador Boaventura de Souza dos Santos para debater o tema Os desafios para uma educação crítica e emancipadora no século XXI, na quinta (7), das 16h30 às 19h, em diálogo com o Reitor da UFBA, João Carlos Salles.

Na oportunidade, os intelectuais discutirão a crise de intermediação e de representação política em todo o planeta, ameaçada pelo avanço do extremismo político, do nacionalismo e da intolerância, traz consequências diretas para o modelo de educação que estará vigente pelo próximo período, no Palco Refazenda da tenda da Praça das Artes da Universidade Federal da Bahia (Campus Ondina).