BaianaSystem vai apresentar novas músicas em show na Concha

Música, No Circuito
9 de maio de 2016
por Genilson Coutinho

Foto: Zé Ninguém/divulgação

Uma das principais revelações do cenário musical brasileiro nos últimos tempos, a banda BaianaSystem será uma das atrações do Festival Eu sou a Concha, realizado de 13 a 15 de maio. O evento marcará a reabertura da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) após dois anos fechada.
Segundo o guitarrista Roberto Barreto, idealizador do grupo musical, apesar de estarem focados nos ensaios, os músicos da BaianaSystem estão ansiosos para a apresentação, que terá participação especial de Ney Matogrosso, no próximo sábado (14). “Está todo mundo um pouco na expectativa, tanto dos encontros que vão ter, quanto da própria reinauguração da Concha como um espaço importante para a cidade. Nesse período em que a Concha Acústica esteve fechada [para reforma e ampliação], percebemos o quanto é um espaço importante”, afirma Barreto.
A banda, que tem conquistado cada vez mais admiradores, participou do último show realizado na Concha, antes da reforma. “Foi um encontro de muitos artistas. Teve a [Orkestra] Rumpilezz, Lenine, Luiz Caldas, Margareth [Menezes]. Teve este caráter de confraternização, interação e colaboração entre os artistas. Tivemos o privilégio de participar da festa e, agora, vamos participar da reinauguração com uma série de outros artistas. Foi muito boa a apresentação para a gente no encerramento. Ficou um pouco de vontade de a gente, a Concha e o próprio público de que voltássemos lá para fazer um outro show, já que o último foi curto”, explica o guitarrista.
Sobre o que estão preparando para a apresentação, Barreto antecipa que o repertório terá músicas já conhecidas pelo público, além de canções do último álbum da banda, lançado no início de abril. “Depois do Carnaval, ainda não tocamos em Salvador. Então, vamos fazer uma mistura do disco novo, com coisas que já viemos tocando nos shows e músicas de Ney [Matogrosso], que ele escolheu e que vamos tocar juntos. Ele também tem uma ligação forte com a Concha. Já se apresentou lá muitas vezes. Shows importantes da carreira dele foram realizados na Concha”.
Promovido pelo Governo do Estado, o Festiva Eu Sou a Concha é patrocinado pela Coelba e Água de Coco Obrigado. Confira a programação:
13/05 (sexta-feira)
 
Maria Bethânia – participação especial de Margareth Menezes.
Espetáculo cênico-musical Kindembu – Afoxé Filhos de Gandhy convida Tropical Selvagem, Cortejo Afro convida Márcia Castro, Ilê Aiyê convida Dão, Male Debalê convida Larissa Luz, e Muzenza convida Ellen Oléria, além da participação especial de Olodum
Horário – 18h
Evento para convidados
 
14/05 (Sábado)
 
Carlinhos Brown – participação especial de Lazzo Matumbi
BaianaSystem – participação especial de Ney Matogrosso
Horário – 18h
 
15/05 (Domingo)
 
Novos Baianos – ‘Acabou Chorare’ e homenagem a João Gilberto
Horário – 19h