Notícias

Serviços

Alunos de escolas da rede pública fazem visita guiada ao Palacete TiraChapéu, no Centro Histórico de Salvador

Genilson Coutinho,
29/04/2025 | 11h04
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 29, a partir das 8 horas, 40 alunos da Escola Municipal Hildete Bahia de Souza, do bairro de Pernambués, farão uma visita guiada ao recém-restaurado Palacete TiraChapéu, no Centro Histórico de Salvador.

Acompanhados pelas arquitetas Jéssica Marques e Marina Ferreira, da equipe que realizou o restauro do edifício, os jovens vão participar de um bate-papo sobre o patrimônio cultural, a história do Palacete TiraChapéu, além dos conceitos e técnicas de restauro e conservação, enquanto percorrem os ambientes do Palacete.

Será a terceira escola municipal a participar do projeto, que é parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial, uma parceria entre a Elysium Sociedade Cultural e o Palacete TiraChapéu. Nas últimas semanas, estiveram no prédio turmas do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, do bairro Pirajá, e da Escola Municipal Professora Suzana Imbassahy, do bairro do Barbalho.

Durante as visitas, os alunos fazem perguntas e iniciam debates sobre aspectos ligados ao patrimônio. As professoras que acompanham as turmas detalham as atividades que serão conduzidas em sala de aula a partir dos conteúdos apurados.

O Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial tem o apoio das empresas Elo, Coca-Cola, PicPay, Eletrobrás, BahiaGás, Paper Excellence, Vinícola Uvva e Sost Distribuidora.

Palacete Tira Chapéu: da ruína iminente ao retorno como centro cultural e gastronômico
O Palacete Tira Chapéu estava com parte de sua estrutura seriamente comprometida quando a Elysium Sociedade Cultural iniciou, há cerca de cinco anos, um processo de restauro minucioso do prédio. Neste trabalho, foram recuperados detalhes arquitetônicos emblemáticos, tanto na composição da fachada quanto no interior do edifício, a exemplo dos vitrais na escadaria central, da restauração da escada em caracol de madeira torneada e o forro em tela deployé do salão.
Com o volume e a consistência de toda a estrutura restaurada, o Palacete Tira Chapéu voltou a fazer parte da vida da Rua Chile com a mesma relevância artística e estética das primeiras décadas do século XX.

O Palacete, concebido em 1914 pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, é um dos poucos remanescentes do estilo eclético em Salvador, com adornos inspirados na arquitetura barroca ao estilo clássico. Inaugurado em 1917, o edifício foi sede da Associação dos Empregados no Comércio da Bahia, e teve uso exclusivamente comercial e administrativo.

SERVIÇO
Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial
Visita guiada dos alunos da Escola Municipal Hildete Bahia de Souza, do bairro de Pernambués
Data: 29 de abril de 2025, terça-feira
Hora: 8h às 11h
E-mail: comunicacao@palacetetirachapeu.com.br
Site: palacetetirachapeu.com.br
Instagram: @palacetetirachapeurestauro