Arte e Exposições

No Circuito

Abertas inscrições para a Escola Criativa Boca de Brasa Cidade Baixa

Genilson Coutinho,
28/02/2023 | 13h02
Foto: Larissa Lacerda

A trajetória de 2023 da Escola Criativa Boca de Brasa – Polo Criativo Cidade Baixa deu sua largada. Estão abertas até o dia 24 de março as inscrições para participar do projeto de formação artística que será ativado no período de 03 de abril a 27 de agosto, com aulas no Centro Cultural Sesi Casa Branca (Caminho de Areia), de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 21h30, compondo 180 horas de carga horária total. São 120 vagas totalmente gratuitas divididas em três eixos temáticos – Linguagens Artísticas: Dança, Teatro, Circo; Técnicas do Espetáculo: Iluminação, Sonorização, Visualidades; e Serviços Criativos: Gestão de Espaços Culturais. A perspectiva é de oferecer ferramentas para capacitação e profissionalização de pessoas maiores de 18 anos que atuam ou pretender atuar em iniciativas artístico-culturais que impactem o território da Cidade Baixa. Para se candidatar, basta preencher o formulário disponível em https://bit.ly/inscricaocbx.

Selecionada através do Edital Polos Criativos Boca de Brasa Ano I, a Associação Conexões Criativas assume o desafio de realizar este projeto técnico-pedagógico, no primeiro ano de existência do Polo Cidade Baixa no contexto da Escola Criativa Boca de Brasa, em parceria com o Sesi, Fundação Gregório de Mattos, Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador.

Tendo como conceito curatorial a afirmação “Arte Dá Trabalho”, o projeto investe no fomento à arte como um campo frutífero de atuação profissional, em variadas possibilidades. Assim, a Conexões Criativas vai articular o contexto cultural pulsante do território com atividades e diferentes profissionais da área que abordarão temas como reconhecimento dos saberes e fazeres do campo cultural, atuação colaborativa e em rede, geração de renda a partir da economia criativa, estímulo ao empreendedorismo e profissionalização da cultura. O público-alvo é de artistas, produtores e gestores culturais, mobilizadores e agentes que trabalhem de forma independente ou em coletivos e grupos socioculturais.

Ao final da formação, participantes que completarem o processo, garantindo o mínimo de 70% de presença, serão certificados e estarão aptos a concorrer a 10 bolsas no valor de R$ 10 mil cada uma, juntamente com mentoria especializada de 16 horas para impulsionamento das iniciativas coletivas e/ou individuais.

Essa ação é fruto Termo de Colaboração 001/2022 firmado entre Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, e a Associação Conexões Criativas, através dos recursos do Edital 004/2022 – Polos Criativos Boca de Brasa.

SOBRE OIS EIXOS DE FORMAÇÃO

Linguagens Artísticas: Dança, Teatro, Circo – Linha voltada para quem se interessa pelos diferentes fazeres das artes da cena (dança, teatro, performance, circo), como: atrizes, atores, dançarinas, dançarinos, diretoras, diretores, performers, dramaturgas, dramaturgos, entre outras funções.

Técnicas do Espetáculo: Iluminação, Sonorização, Visualidades – Linha voltada para quem se interessa pelos diferentes fazeres das áreas técnicas do espetáculo, como: iluminação cênica, figurino e maquiagem, cenografia, sonoplastia, roadie, direção de palco, cenotecnia, entre outras funções.

Serviços Criativos: Gestão de Espaços Culturais – Linha voltada para quem se interessa em ativar ou potencializar espaços em suas comunidades dedicados à criação artística, à troca de saberes e a ações de caráter sociocultural, socioeducativo e cidadão. Pessoas gestoras, produtoras, curadoras, coordenadoras, membro de associações, entre outras que desejam desenvolver habilidades para melhor coordenar, manter, programar, divulgar e captar recursos para suas iniciativas.

SOBRE A CONEXÕES CRIATIVAS – Fundada em 2009 em Salvador, a Associação Conexões Criativas tem por objetivos formular, produzir e realizar projetos para o desenvolvimento das artes e da comunicação, fomentar o desenvolvimento da cultura, dos direitos humanos, da ecologia, da educação, da saúde e da comunicação, além de promover, apoiar e estimular atividades no âmbito educativo, cultural e socioeconômico. No seu percurso, destacam-se a gestão da programação do Centro de Dança do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria da Cultura do DF; a realização da curadoria e produção do projeto CENA, SOM & FÚRIA, com ocupação artística do Teatro Gregório de Mattos; a correalização do evento anual IC Encontro de Artes; e a realização dos projetos IluMINA!, de formação em iluminação cênica, e TOCA!, de promoção de shows e formação nas áreas técnicas da música.