Companhia aérea pede desculpas por frase “Eu sou gay” em mala de passageiro

Genilson Coutinho,
15/10/2013 | 15h10

Um homem neozalandês tomou um susto ao desembarcar no aeroporto de Perth, na Austrália, após voar pela companhia aérea Jetstar. Chegando na esteira de bagagem, sua mala foi a primeira a aparecer, o que não é nada mal. O problema foi que ela estava adesivada com letras que formavam a frase “I am gay” (“Eu sou gay”, em bom português”). Incomodado, o passageiro expôs a situação em  sua página no Twitter, no último domingo (13), cobrando explicações à empresa aérea. Mais tarde, em seu blog “One Sleepy Dad”, postou reflexões sobre o ocorrido.

“Eu sou um homem heterossexual branco. Este trio de privilégios significa que eu não estou rotineiramente submetido ao preconceito. Mas por alguns minutos eu comecei a andar na pele de um gay em um lugar público”, escreveu.

“Para mim, estes foram apenas poucos minutos de um dia da minha vida. Se o que eu senti por aqueles poucos minutos fosse extrapolado para cada dia ao longo da vida, então eu posso entender completamente por que nossos amigos gays se sentem perseguidos e por que eles têm esses altos índices de suicídio. É inaceitável”, continuou.

“É dito que as palavras não podem te machucar. Isso é verdade. Mas não são as palavras que ferem, é a intenção por trás delas. ‘Eu sou gay’ não foi colado em toda a minha bagagem como uma celebração. Foi usado como um pejorativo. Foi usado para humilhar. Foi usado como um insulto”.

“Algumas pessoas têm comentado que provavelmente é apenas um perdedor nos bastidores fazendo uma piada de mau gosto. Ou que a Jetstar tem uma cultura de homofobia. Infelizmente, os maus-tratos aos nossos amigos gays abrangem sociedade. Ele vai até os nossos líderes políticos e inclui luminares como o nosso primeiro-ministro. Nossas leis garantem que os homossexuais não tenham os mesmos direitos e dignidades de que muitos de nós heterossexuais temos garantidos todos os dias”.

A companhia Jetstar se desculpou publicamente pelo ocorrido.