III Conferência de Promoção da Igualdade Racial será realizada em Salvador

Genilson Coutinho,
29/08/2013 | 09h08

De 28 a 30 de agosto de 2013, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-BA) realizará, em parceria com a sociedade civil, a III Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Conepir), no Gran Hotel Stella Mares, em Salvador.

Confira o hotsite da Conferência

Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por uma Bahia Afirmativa”, a conferência pretende discutir mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de Igualdade Racial e buscar arranjos institucionais que assegurem a sustentabilidade dessas políticas. Entra na pauta ainda a definição de estratégias de combate ao racismo institucional e a cobrança do cumprimento da Lei 10639/08, que determina o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas da rede pública estadual.

Coordenada pelo Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado da Bahia (CDCN-BA), a Conepir é parte preparatória para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que será realizada em Brasília, de 5 a 7 de novembro de 2013. Os dois eventos contam com a participação de movimentos sociais, representantes da sociedade civil, de secretarias do Governo, de povos e comunidades tradicionais, inclusive quilombolas.

Em Salvador, participarão do evento, além de palestrantes e espectadores, 104 delegados da capital baiana e outros 287 que estiveram entre os meses de junho e julho nas conferências de 82 municípios da Bahia. As inscrições devem ser feitas na internet .