A População LGBT e estudante brasileiros já contam com instrumento de pesquisa sobre a situação da comunidade LGBT no Brasil

Márcia Santos,
24/11/2010 | 23h11

Por redação 24/11/2010

As pesquisas e mapeamento estão disponíveis  no site Ser-Tão  idealizado  pelo Núcleo de Estudos   Pesquisas em Gênero e Sexualidade, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais (FCS), da Universidade Federal de Goiás (UFG .sobe a coordenação do professor Luiz Mello .

Estão disponíveis   textos que compõem o relatório,  além de um extenso banco de dados e de documentos  disponíveis para pesquisas. No sitio do projeto.

Fique por dentro do projeto

Este sítio apresenta os principais resultados da pesquisaPolíticas públicas para a população LGBT no Brasil: um mapeamento crítico preliminar,desenvolvida pela equipe do Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, que se vincula à Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Goiás. O objetivo principal da pesquisa foi problematizar como os direitos sexuais têm sido tratados no Brasil, a partir de levantamento de políticas públicas de combate à LGBTfobia e de promoção da cidadania e dos direitos humanos da população LGBT, no âmbito federal, do DF e de nove estados, analisando seis áreas principais: assistência social, previdência social, saúde, segurança, trabalho e educação.
Não tem este Relatório a pretensão de descrever os fenômenos estudados de uma forma cabal e unívoca, por mais que expresse posições políticas claras e o comprometimento ideológico da equipe do Ser-Tão com um mundo que seja mais acolhedor para todas as pessoas, incluindo lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais e gays. Não possui, por outro lado, o desejo de ser luz ou bússola para decisões políticas de qualquer natureza, mas, antes de tudo, objetiva provocar, fazer pensar, disparar a vontade, produzir inquietação, promover indignação e, quem sabe, despertar nas pessoas a necessidade-esperança de fazer alguma coisa, o que quer que seja, para que a LGBTfobia deixe de ser um tema fraturante de nossa sociedade, contribuindo para a criação de condições de vida mais dignas para aquelas que têm sua sexualidade policiada e muitas vezes vivem em sua própria sociedade como se fossem párias e estrangeiras.
O cenário que se tem pela frente é de uma grande mudança na cena política nacional. Os próximos quatro anos serão decisivos para que as ações e programas destinados à promoção da cidadania de pessoas discriminadas em função de orientação sexual e identidade de gênero, iniciados na última década, sejam desenvolvidos e consolidados. Nada garante, porém, que isso ocorrerá, já que estamos na inteira dependência de como os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo se posicionarão em relação a temas centrais no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos.
O sítio foi lançado em caráter experimental e ainda está sujeito a modificações. Sugestões, informações e atualizações são bem-vindas.

Abraços. Equipe do Ser-Tão.

http://www.sertao.ufg.br/politicaslgbt/