ROBERTO PIRES EXPÕE “PERFUME E MODA” EM GOIÂNIA

Genilson Coutinho,
02/05/2012 | 09h05

“Perfume & Moda”, exposição idealizada pelo jornalista e pesquisador baiano Roberto Pires, traz a público o eterno casamento entre o universo fascinante dos aromas com o mundo fashion. O perfume – fragrância e embalagem – é a fiel tradução do estilo de uma grife. Esta união duradoura pode ser conferida na mostra que acontece entre os dias 2 e 13 de maio, no Goiânia Shopping na cidade de Goiânia, em homenagem ao Mês das Mães.

“Perfume & Moda” revela, por meio de imagens, frascos e vídeo, a história de sucesso dessa incrível relação que já dura quase um século. Iniciada no início do século 20, com o lançamento do Chanel Nº 5, ela perdura até os dias de hoje e se fortalece ano após ano com o surgimento de novas fragrâncias.

A exposição apresenta dez marcas famosas que assinam perfumes consagrados contidos em frascos sedutores. São elas: Chanel e seu clássico Nº 5 (1921); Dior e o Miss Dior (1947): Yves Saint Laurent e o polêmico Opium (1977); Calvin Klein e o Eternity (1988); Jean Paul Gaultier e os irreverentes Classique (feminino, 1993) e Le Male (masculino, 1995); Tommy Hilfiger e seu Tommy (1995); e Tufi Duek e o Forum Tufi Duek (2000), que reproduz o espírito da mulher brasileira e ao mesmo tempo internacional; Ocimar Versolato e o Glamour (2002) para O Boticário;Puma e o Red & White (masculino e feminino, 2006); Lacoste e o Love of Pink (2009).

“A sólida união entre perfumaria e moda nasceu em Paris, seguindo intacta até a atualidade. E conquista, a cada borrifada, mulheres e homens no mundo inteiro”, comenta Roberto Pires. “O grande sucesso se deve ao fato de que as pessoas encontram no perfume a maneira de ter acesso a uma grife poderosa. Especialmente quando não se possui condições de adquirir uma roupa ou um acessório caríssimo”.

O casamento perfeito entre moda e perfume começou em 1910, pelas mãos do costureiro francês Paul Poiret (1879-1944), que se tornou célebre por ter libertado as mulheres do sufocante espartilho. Fã da modernidade, Poiret inovou ao associar modelitos de estilo Art Nouveau às fragrâncias da Société des Parfums Rosine, criada por ele. O nome da empresa foi dado em homenagem a uma das filhas de Poiret, que se chamava Rosine.

Mas foi a visionária estilista Gabrielle ‘Coco’ Chanel (1883-1971) quem primeiro fez o marketing em torno das fragrâncias, ao lançar o Chanel Nº 5. Foi tão bem-sucedida nessa empreitada que passou a ser copiada pelos seus colegas daí por diante. “Perfume é o acessório de moda invisível, mas definitivo e inesquecível”, dizia a criadora francesa. Já Christian Dior, que no final da década de 40 criou o New Look para devolver às mulheres o glamour ofuscado pela Segunda Guerra Mundial, ensinou que “o perfume, como suas roupas, pode da mesma forma expressar sua personalidade”.

Ao contrário das roupas, que se sucedem nas vitrines a cada estação, o perfume nasce para ser eterno. Criado à imagem e semelhança da marca que o assina, esse produto de luxo deve permanecer, com sua magia olfativa, para sempre na mente e no coração dos consumidores.  A francesíssima escritora Colette (1873-1954), adepta dos bons aromas, definiu muito bem: “Nas mãos dos costureiros, o perfume se converte num complemento da moda, um artigo inestimável e necessário, a mais imprescindível de todas as coisas supérfluas”.

Roberto Pires – Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia [Ufba], Roberto Pires se especializou em Jornalismo de Moda em São Paulo, cidade onde morou por 10 anos. Colaborou para diversas revistas, dentre elas Vogue, Sportswear International, Essencial e World Fashion. Fez o curso de Criação & Estilo, conduzido por Marie Rucki, do Studio Berçot de Paris. Na capital paulista também cursou Marketing de Moda na Faculdade Anhembi Morumbi. Pesquisador de moda e perfume, Roberto é autor do texto “Dos Balangandãs ao Axé Look” publicado no livro “Fragmentos de um Vestir Tropical”.

Em Salvador, o especialista já ministrou o curso “Perfume: Histórias & Mitos” e realizou as exposições “Frascos de Sonho” [na Tendenze Scuolla di Belezza, em 1999] e “Perfumes do Terceiro Milênio” [durante o Iguatemi Style Festival, em 2000]. O grande projeto do jornalista é a criação de um museu do perfume na Bahia. Atualmente, Roberto Pires faz palestras e mantém o blog perfumemoda-bobpires.blogspot.com.

 

Serviço:

Exposição “Perfume & Moda”

Goiânia Shopping – 2 a 13 de maio de 2012

Idealização: Roberto Pires

Produção: Agnelo Pereira