Música

No Circuito

MPB em Movimento apresenta Mariene de Castro na Concha Acústica do TCA

Genilson Coutinho,
20/01/2020 | 18h01

a

Foto:Mila Cordeiro

Um projeto que amplia seus horizontes, se multiplica e aumenta a capacidade de conquistar público e espaço. Em seu 23º ano, o projeto MPB Petrobras cresce, vira o MPB em Movimento, ganha plataformas digitais e diversifica seu alcance com shows, portal e interatividade entre público e artistas.

A estreia dos canais acontece junto com a abertura da temporada de shows, no próximo dia 24 de janeiro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com a apresentação da sambista Mariene de Castro e do grupo ABC do Samba. Os ingressos do show estão à venda (R$ 80 inteira e R$ 40 meia).

Mariene de Castro mostra repertório que marca os seus 20 anos de carreira. Uma das mais importantes vozes da nova geração do samba, consegue unir em seu repertório diferentes matizes do gênero, lançando luz em sambas de roda pouco conhecidos, além de dar nova roupagem a clássicos.

“Cantar samba para mim é uma missão de vida. Fui escolhida para espalhar esse legado por todos os cantos e gerações. O samba está nessa ancestralidade que eu trago. Está nessa África que mora em mim. Está nos antepassados que me deram de herança. O samba não é uma escolha minha; é uma herança”, afirma a cantora.

Na abertura a banda ABC do Samba nasceu do projeto homônimo idealizado pela cantora Dinha Dórea. A ideia era cantar as músicas de sucesso eternizadas nas vozes de Alcione, Beth Carvalho e Clara Nunes, em uma forma de enaltecer a presença da mulher no samba. Para tanto convidou Iara Canuto e RayraMaiara e começaram a se apresentar em casas noturnas da cidade. Hoje elas formam o grupo ABC do Samba e ampliam o seu repertório para outras intérpretes e compositores do samba da Bahia e do Brasil.

O projeto que reúne essas artistas é fruto do encontro das três cantoras nas aulas da Faculdade de Música da UFBA. Dinha, Iara e Rayra vêm apresentando seu show em diversos locais cidade, desde o final de 2018, com o show sempre contagiante com sucesso junto ao público que as assistem. Elas vêm acompanhadas de outros músicos no violão e percussão. 

MPB em Movimento – Com a transformação do MPB Petrobrás em MPB em Movimento, a ideia é que o projeto não fique restrito aos palcos e se transforme em uma plataforma de promoção da música popular brasileira, na qual músicos e espectadores possam dividir experiências e colaborar.  Agora, além dos shows, o projeto ganha as plataformas MPB Play, rede sociais e o portal MPB em Movimento, com conteúdo próprio e voltado para a música no Brasil.

O projeto traz com ele a chancela de 22 anos de estrada, 20 cidades percorridas, mais de 500 shows, 1.500 horas de música e mais de 1 milhão de espectadores, que curtiram nomes de prestígio nacional como Lenine, João Bosco, Zeca Baleiro, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Pitty, Teresa Cristina, Paulinho Moska, Vander Lee, 14 Bis, Moraes Moreira, Rosa Passos, Nação Zumbi, Marina Lima e Luiz Melodia

MPB em Movimento é uma realização da produtora baiana Caderno 2 Produções e patrocínio da Petrobras. Promove o acesso do público de vários segmentos sociais ao trabalho de artistas de renome e cantores ou bandas locais como atrações de abertura com o objetivo de valorizar e dar visibilidade à produção cultural de cada lugar por onde passa.

Após passar por Salvador, o projeto segue com o cantor e compositor João Bosco para Manaus (AM), dia 28/01, Recife (PE), em 30/01. Depois, em fevereiro, fecha a primeira fase em Fortaleza, dia 02/02 e Natal, dia 04/02, ambas também com o músico mineiro.