Arte e Exposições

Música

No Circuito

4º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba homenageia Alcione no Pelourinho

Genilson Coutinho,
10/12/2021 | 11h12

O 4º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, marcado para o dia 11/12/2021 (Sábado), às 16h, promovido pelo Movimento das Mulheres na Roda de Samba, abrange cidades da Argentina, Brasil, Chile, França, Holanda, Portugal, Japão e Uruguai. 

Em Salvador-BA, a apresentação será no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e do Centro de Culturas Populares e Identitárias – projeto Pelô da Bahia. O encontro acontece em formato híbrido, presencialmente com 30 artistas confirmadas, equipe de produção e técnica totalmente feminina, e virtualmente, através das plataformas oficiais do projeto para público acompanhar uma grande roda de samba em homenagem à dona de uma voz inconfundível, personalidade marcante e suingue inigualável, Alcione. Uma das artistas mais prestigiadas no Brasil e no exterior. Ímpar, emblemática e com um carisma especial que conquistou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória de mais de 45 anos de carreira. 

O projeto anual já se tornou um evento calendarizado e bastante esperado pelos apreciadores do samba, atingindo mais 70% dos estados brasileiros, 7 países estrangeiros em 3 diferentes continentes. A primeira edição do Encontro homenageou em vida a célebre Madrinha do Samba Beth Carvalho, e esteve presente em 10 cidades nacionais e duas internacionais, gerando mídia espontânea, encontros interestaduais e trocas simbólicas da arte feminina. Já em 2019 o Encontro de Mulheres na Roda de Samba homenageou a baluarte da Mangueira, Leci Brandão, e dobrou sua expansão territorial, passou a integrar 24 cidades, dentro de 19 Estados, e esteve presente em três países. Em Salvador, foi promovida uma roda com 84 musicistas, cantoras, compositoras e intérpretes do samba, transformando o Largo Quincas Berro D’Água em um celeiro de arte, cultura e voz feminina no samba. 

Devido os impactos provocados pela pandemia da Covid-19, e visando a saúde coletiva das mulheres envolvidas nesta importante proposta, em 2020 o evento precisou se adaptar totalmente ao formato virtual, apresentando uma belíssima homenagem a Elza Soares com vídeos interativos com a participação de múltiplas artistas dos diferentes países da América Latina, Europa e Ásia.  Em 2021, o encontro a ser realizado em Salvador-BA, adotou o formato hibrido carregando a responsabilidade de manter pulsante um movimento de afirmação e representatividade que se encontra em plena oxigenação e, por isso, precisa seguir em frente, enfrentando as situações impostas pela pandemia e mostrando que é possível realizar um evento sociocultural seguindo todos os protocolos de segurança. 

ARTISTAS CONFIRMADAS:

1. Geovana Franco (cavaquinho)
2. Luiza Bass (violão)
3. Lalá Evangelista (percussão)
4. Érica Sá (percussão)
5. Amélia da Cuica (Cuica e apito)
6. Poliana Coelho (pandeiro e voz)
7. Dani Amoroso (pandeiro e voz)
8. Geovanna Costta (voz)
9. Belpa (voz)

10. Mariana Ferrari (voz)

11. Carla Gentil (voz)

12. Ana Clícia (voz)13. Josi Clímaco (voz)
14. Juliana Ribeiro (voz)
15. Gal do Beco (voz)
16. Rebeca Tárique (voz)
17. Ana Paula Albuquerque (voz)
18. Ione Papas (voz)