Notícias

16ª edição do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade acontece neste sexta-feira (27), em SP

Genilson Coutinho,
26/05/2016 | 23h05

Para homenagear e reconhecer ações sociais que contribuíram para o avanço dos direitos humanos da população LGBT, a Associação da Parada do Orgulho GLBT (APOGLBT) realiza a 16º edição do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade. Gretta Star e Thammy Miranda serão os mestres de cerimônia da premiação, que acontece no dia 27 de maio na Academia Paulista de Letras, na capital paulista.

Ao todo são 20 categorias entre personalidades, entidades, autoridades Políticas e ações culturais que contribuíram para o avanço dos direitos humanos da população LGBT em 2015. O público teve até 31 de março para indicar quem seriam os concorrentes aos prêmios. As indicações puderam ser feitas através do site da Associação (www.paradasp.org.br). A escolha dos premiados foi feita pela diretoria da APOGLBT que avaliou a contribuição de cada um deles a comunidade LGBT.

O entretenimento da noite ficará por conta das participações da DJ Marjorie Pinheiro, da cantora Tâmara Angel e das performances artísticas de Alexia Twister e Victória Vipper. Em visita ao Brasil, Carmen Carrera, que foi uma das participantes do reality show RuPaul’s Drag Race, fará parte desta noite e da Parada do Orgulho LGBT, no domingo.

A Premiação

 O Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade surgiu com o objetivo de lembrar os fatos mais significativos no cenário político, social e cultural para a população LGBT, contribuindo na promoção dos Direitos Humanos. Reconhecendo a atuação dos premiados como sendo de alta representatividade na vida de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. É também um momento de divulgação e valorização das atividades que contribuíram com o movimento na consolidação do respeito à diversidade, bem como um estímulo às práticas socialmente responsáveis.

O troféu para a cerimônia foi desenhado e doado à APOGLBT pelo arquiteto e jornalista Duílio Ferronato, desde a primeira edição do Prêmio. Uma réplica estará disponível no dia do evento, na Exposição 20 Anos de Parada, uma pequena amostra com os cartazes usados para divulgação dos temas da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Premiados 2016

Categoria / Homenageado

Ação Social- Cultural: A Revolta da Lâmpada
Artes Cênicas: BR – Trans
Cinema Internacional: A Garota Dinamarquesa
Cinema Nacional: As Bodas do Diabo
Direitos Humanos: Comissão da Diversidade da OAB
Documentário: Bichas
Educação: ⁠⁠⁠Luíza Coppieters
Educação: Roberto Muniz Dias
Especial: Lady Gaga – Ativismo pró LGBT
Esporte: Adidas
Esporte: Técnica de Futebol Gretchen Silva
Imprensa: Carteira assinada para Transexuais
Internacional: França – Doação de Sangue
Internet: Facebook – Campanha Casamento Igualitário
Jovens: Matheus Emílio
Literatura: A Princesa e a Costureira
Memória: Márcia Gianete
Memória: Phedra de Cordoba
Memória: Vitor Angelo
Memória: Welclegno Araújo
Militância: André Pomba
Militância: Fábio de Jesus – Arco-Íris
Militância: Luiz Uchoa
Música: Luana Hansen
Publicidade: L’Oréal Paris
Saúde: Ministério da Saúde – Campanhas LGBT
Trabalho: Site TRANSEmpregos
TV: Amor e Sexo – Fernanda Lima

Serviço:


16º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade – Data: 27 de Maio
– Horário: das 19h
– Local: Academia Paulista de Letras – Largo do Arouche, 324 – República
– Realização: APOGLBT
– Produtor Artístico: Diego Oliveira
– Produção: APOGLBT e FourX em parceria com a Groupe 360º e OCP
– Convites: para participar do evento é necessário cadastramento por meio do E-mail:premio@paradasp.org.br até o dia 26 de Maio (cadastro sujeito a análise).