15ª Parada Gay de São Paulo: Organização divulgou nota sobre o cancelamento do show de encerramento

Redação,
25/06/2011 | 13h06

Cantora Wanessa seria a atração. Prefeitura alega não ter verba suficiente para infraestrutura, enquanto PM afirma não dispor do contingente necessário.

A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) lamenta anunciar o cancelamento do show de encerramento da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A atividade estava programada para ocorrer neste domingo, 26 de junho, às 19 horas, no Vale do Anhangabaú, com apresentação da cantora Wanessa.

A decisão de suspender o show partiu da Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da empresa São Pulo Turismo S/A (SPTuris), que alegou não dispor de verba suficiente para financiar a infraestrutura necessária. Outra justificativa foi dada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que afirma não ter o contingente adequado para garantir a segurança do público.

A APOGLBT salienta que o show constava no projeto inicial da 15ª Parada do Orgulho LGBT, apresentado aos parceiros e autoridades em 30 de março deste ano. O objetivo da realização era atender a demanda dos participantes, que reivindicam por um encerramento oficial da manifestação. Além disso, o show foi considerado uma estratégia importante para facilitar a dispersão do público e a desobstrução da Avenida Paulista e Rua da Consolação, segundo a própria PM.

Os organizadores foram informados sobre a possibilidade do cancelamento somente na última sexta-feira (17). Ao longo desses últimos dias, a diretoria da Associação dialogou com as diferentes instâncias, a fim de viabilizar uma alternativa para a realização da atividade. As tentativas visavam cumprir a expectativa dos manifestantes, respeitar o excelente relacionamento estabelecido com toda equipe da cantora e o contrato com a empresa Hypermarcas, detentora da marca de preservativos Olla, que patrocina parte do cachê da artista. Porém, todas as sugestões propostas pela Associação foram descartadas por Prefeitura, SPTuris e PM.

A resposta definitiva sobre o cancelamento do show foi anunciada à diretoria da APOGLBT no início da noite desta quarta-feira (22).

Tanto a APOGLBT, quanto a empresa Maná – responsável pela produção executiva e captação de recursos do 15º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo –, pedem desculpas ao público e demais envolvidos, incluindo a imprensa, que prestativamente auxiliou na divulgação do serviço.

Também desejam agradecer à simpatia e disposição da cantora Wanessa, assim como de sua produção, que desde o início da negociação foi muito solícita e preocupada em contribuir para a principal causa da Parada, que é a promoção da cidadania, dos direitos humanos e a inclusão da população LGBT na sociedade brasileira.

Agradece também especialmente à Hypermarcas que, mesmo estando ciente do cancelamento, não cancelou o patrocínio. Esta iniciativa deve ser louvada e reforça o comprometimento da empresa com o respeito à diversidade. Em conjunto com seus representantes, a diretoria da Associação estuda a melhor forma de honrar o compromisso com a marca Olla.

Com o cancelamento, a programação de domingo tem a sua finalização marcada para as 18 horas, quando o último trio elétrico deve chegar à Praça Franklin Roosevelt, conforme estabelecido pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a APOGLBT e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

Para mais esclarecimentos, a organização dispõe o e-mail paradasp@paradasp.org.br e o telefone (11) 3362-8266.

Diretoria da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo