No Circuito

Umbu podcast estreia 6ª temporada com com artistas e comunicadores baianos

Redação,
28/02/2023 | 22h02
(Foto: Divulgação)

A 6ª temporada do Umbu Podcast chega com muita resenha agridoce falando de cultura, identidade e trazendo curiosidades da vida e carreira de personalidades que marcaram e marcam a cena baiana. Comandado pelas empreendedoras da comunicação, Camilla França e Mirtes Santa Rosa, o programa recebe artistas da música, teatro, literatura e comunicação de diferentes gerações, como Márcia Short, Cássia Valle, Jorge Washigton, Matheus Buente, Edgar Abbehusen e as jornalistas Luana Assis e Luana Souza que abrem o primeiro episódio dia 28 de fevereiro.

Ouça no Spotify:https://open.spotify.com/episode/5kLxgSfgHC9yDZEo3mbuEf

Assista trecho disponível no Instagram:  @umbupodcast

Serão 7 novos episódios disponíveis semanalmente, sempre às terças-feiras, nos principais plataformas de áudio e no canal do YouTube. Os bastidores das gravações também podem ser acompanhados através do instagram @umbupodcast.

Entre muitas risadas, revelações e reflexões, o episódio de estreia passeia pela trajetória, personalidade e inclinações das Luanas (Assis e Souza). Do protagonismo de mulheres pretas na TV aberta aos desafios enfrentados no jornalismo diário e no diálogo com o entretenimento; da interlocução com as mídias digitais ao reconhecimento do mercado publicitário; da autoestima, representatividade e conquistas alcançadas às perspectivas futuras, as quatro comunicadoras compartilham suas vivências e fazem os ouvintes se sentirem parte do bate-papo.

O Umbu podcast tem se destacado no segmento entre as produções baianas com seu tom autêntico e divertido. “O Umbu é o canal que criamos para podermos nos expressar livremente, sem papas na língua. A gente divide a nossa resenha com os convidados e ouvintes falando sobre diversos temas, mas sempre trazendo nossas experiências, o recorte social, de gênero e raça que nos atravessa e nos trouxe até aqui”, destacam as apresentadoras.

Sobre o Umbu Podcast

O Umbu Podcast nasceu em 2020 com a proposta de dialogar com elementos da identidade e cultura baiana em formato de uma resenha agridoce. O podcast acontece por temporada e é apresentado pelas comunicadoras Camilla França e Mirtes Santa Rosa. Em 3 anos já foram exibidos cerca de 32 episódios que falam sobre relacionamento, cultura, moda, literatura, negócios, culinária e futebol entre outros. Todos os episódios estão disponíveis nas plataformas de streaming de áudio e canal do youtbe. Paralelamente ao podcast, o Umbu também tem outra programação na rádio Metrópole com convidados que conversam sobre assuntos variados, todas quintas-feiras, às 20h, pela rádio 101,3 FM e pelo site www.metro1.com.br e também pelo YouTube da Metrópole (https://www.youtube.com/c/portalmetro1).

Sobre as podcasters

Camilla França  é jornalista e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA). É uma das idealizadoras e Hosts do Umbu Podcast e Coordenadora de Comunicação da Fábrica Cultural. Trabalha com consultoria e coordenação de comunicação e produção executiva de projetos culturais. Sua especialidade é o campo cultural (de vida e de estudo), onde mescla conhecimentos empíricos e acadêmicos na gestão e concepção de conteúdos culturais, como o Festival Literário Nacional (FLIN) e o Circuito Literário Nacional (Literatur). Também foi curadora e coordenadora da Flica 2022 e integrou a comissão curatorial de música do Salvador Capital Afro.

Mirtes Santa Rosa é Publicitária, Especialista em Comunicação e Gerenciamento de Marcas. É uma das idealizadoras e Hosts do Umbu Podcast e colunista do Portal Soteropreta. Atua na consultoria e gestão de projetos comunicacionais e culturais, passando por agências como Via Mídia, Leiaute Propaganda, Tempo Propaganda, Objectiva Comunicação e Propeg Bahia, além de acumular vasta experiência na coordenação de contas e contratos publicitários na gestão pública. Foi produtora executiva do projeto Revista Laroyê, da campanha de financiamento coletivo “Sou Ilê o ano inteiro” e na live “Ilê Vivo do Bloco Afro Ilê Aiyê”. Na comunicação também destaca-se como coordenadora de comunicação para a campanha de financiamento coletivo do livro “Reflexões-Escritas de Mãe Valnizia Bianch”.