Cinema

No Circuito

Trilogia da Bicha Preta está em cartaz na Sala de Cinema Walter da Silveira

Genilson Coutinho,
23/02/2023 | 13h02
Foto: Divulgação

Sala de Cinema Walter da Silveira, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, segue com programação intensa neste mês. Entre 24 e 28 de fevereiro estará em cartaz a ‘Trilogia da Bicha Preta’, obra escrita e dirigida pelo baiano vencedor do prêmio Revelação de 2018 da Cinemateca Brasileira, Juan Rodrigues.

Trilogia da Bicha Preta é o conjunto de três obras: Arco da Liberdade, Arco do Medo e Arco do Tempo. Os curtas-metragens apresentam uma perspectiva afrocentrada, tratando dos corpos negros, sua busca pela liberdade, sobrevivência e vivência, além da identificação LGBTQ+.

As sessões gratuitas acontecem a partir nesta sexta-feira e sábado (24 e 25), às 16; no dia 26 às 14h, e no dia 28 às 16h, na Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada na Biblioteca dos Barris. A classificação indicativa dos documentários experimentais é de 12 anos.

A obra causou grande impacto e foi vencedora também de prêmios como Melhor Curta Baiano no Festival Panorama Coisa de Cinema e na Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste, Prêmio Revelação no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, além de exibições na 2ª Mostra do Audiovisual Negro São Paulo/SP, Egbé – Mostra de Cinema Negro Aracaju/SE, 17º LSFF London Short Films Festival Londres, UK e o  30º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – 2019 entre outros.

A obra ainda inspirou o artigo “O Afroperspectivismo de A Trilogia da Bicha Preta, de Juan Rodrigues: construindo as estéticas das resistências”, do professor e autor Gilberto Alexandre Sobrinho.

Sinopses dos curtas:

‘Arco da Liberdade – corpos buscando liberdade.’ (15min)
‘Arco do Medo –  corpos negros que supervivem.’ (15min)
‘Arco do Tempo – corpos negros atravessando o tempo.’ (17min)
Trilogia: A construção da identidade LGBTQ, afrofuturismo, ancestralidade, afeto e insurgência. Masculino e feminino caem perante corpos negros que resistem na busca por liberdade e tempo. Borrando os limites do gênero, na tentativa de simplesmente ser. Trilogia da Bicha Preta é formada por uma série de híbridos entre documentário, videoarte e performance que exploram questões de ancestralidade, do corpo e espaço da bicha preta.

SERVIÇO
Sala de Cinema Walter da Silveira – Trilogia da Bicha Preta
Onde: Sala de Cinema Walter Silveira (R. Gen. Labatut, 27 – Barris)
Quando: 24/fev – 16h | 25/fev -16h | 26/fev – 14h | 28/fev – 16h
Classificação: 12 anos
Gratuito