TODXS Impacto 2021: conheça os 8 projetos acelerados esse ano

Genilson Coutinho,
22/07/2021 | 10h07

A TODXS tem como um dos seus objetivos a formação de pessoas multiplicadoras, que defendam os direitos e necessidades da comunidade LGBTI+. Sendo assim, o Programa Impacto vem desde 2017 fomentando essa formação e acelerando projetos LGBTI+ focados nas interseccionalidades da comunidade.

Ao todo, o programa conta com 25 projetos acelerados, desde a primeira edição, onde as lideranças puderam contar com uma estrutura de workshops, consultorias, mentorias e investimento financeiro.

Durante o Impacto 2021 oito iniciativas foram aceleradas, num processo incrível, com pessoas de diferentes regiões, identidades de gênero, sexualidade e raça. Que tal conhecer um pouco mais sobre cada projeto? Aproveite e os acompanhe nas redes sociais!

VOU ASSIM
VOU ASSIM é uma articulação em rede, com ações propositivas de empregabilidade, representatividade e demandas socioculturais LGBTI+, com foco principal na comunidade TRANS.
A iniciativa foi fundada em São Paulo, e há quatro anos já produz projetos socioculturais em parceria com coletivos, centros culturais, instituições públicas, privadas e não governamentais.
Durante a parceria com o Impacto, foi iniciada a criação da Agência Vou Assim, um espaço virtual para empregabilidade LGBTTTQIA+ produtores culturais, dentre outros segmentos.

CASA SEM PRECONCEITOS
A Casa Sem Preconceitos (CSP) é um espaço de acolhimento voltado à população LGBTI+ em Campinas (SP). Desde 2017, a casa acolhe pessoas trans e travestis, promovendo o resgate da cidadania e outras trajetórias de vida.
Além do acolhimento, a Casa Sem Preconceitos também dispõe de atenção psicossocial entre pessoas trans, antes em situação de rua, que eram usuáries de substâncias, atentando-se para a redução de danos.
Durante o processo de aceleração algumas campanhas foram estabelecidas, incluindo campanha de retificação de documentos, formações, cursos e novas parcerias.

CERESTRANS
CeresTrans é um projeto fotográfico destinado a pessoas trans pretas. O intuito do projeto é afirmar para essas pessoas que a beleza existe, e que também pertence a elas.
O projeto conta com ensaios fotográficos organizados virtual ou presencialmente, com sessões temáticas, onde a pessoa modelo tem autonomia para escolher seu próprio look, se olhando com mais amor e empatia.
Hoje o CeresTrans está no Instagram e no Impacto 2021 passou a produzir conteúdos importantes na rede social.

COMUNICA LGBTI+
O projeto consiste em uma plataforma de incentivo, promoção e atenção à diversidade sexual e de gênero voltadas aos veículos de imprensa e cursos de Jornalismo existentes na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
Comunica LGBTI+ tem como um dos propósitos o monitoramento de notícias, a fim de definir meios de cobrança por uma comunicação diversa, incluindo de forma correta a população LGBTI+.
Você pode conferir mais nas redes sociais e acompanhar as novidades do projeto, que conta com conteúdos de monitoramento e chamado para voluntários.

KUMA YOGA CRIAÇÃO
Kuma é um espaço de acolhimento de pessoas marginalizadas, incubadora social e plataforma para artistas LGBTI+ em Manaus.
Além disso, o projeto atua com três frentes: yoga e terapias orientais, residência artística e cursos de capacitação.
Durante a aceleração do projeto foram levantadas as redes de parceria e de apoio, além de encontros semanais e o planejamento de novos serviços. O espaço pretende realizar lives com parcerias e você pode acompanhá-las no instagram.

OBSERVATÓRIO LGBTQIA+ NA EDUCAÇÃO
O projeto visa combater a LGBTfobia escolar, através do acolhimento interdisciplinar à crianças e jovens vitimades por essa violação, além de educação para os Direitos Humanos e a produção de dados sobre os impactos da LGBTfobia nas escolas.
O Observatório LGBTQIA+ na Educação atua no Paraná e conta com o apoio institucional do Grupo Dignidade e da Aliança Nacional LGBTI+, além de uma equipe com profissionais das áreas pedagógica, psicológica e jurídica.

SOMOS VALORIZA
O Somos Valoriza tem o intuito de empoderar a comunidade LGBTI+ e conscientizar o mercado de trabalho, a fim de oferecer mais propostas inclusivas para pessoas LGBTI+ a procura de emprego.
Além de empregabilidade, o Somos Valoriza também conta com outros pilares como: Saúde, Segurança e Educação, e produz conteúdo em sua conta no Instagram.
O projeto está situado em Alagoas, e participa de eventos virtual e presencialmente, e inclusive, também mapeia a comunidade LGBTI+ do estado para desenvolvimentos de ações a favor do vale.

PROJETO FAROL
O projeto é um espaço de livre expressão e convivência LGBTI+, que gera acesso de diversas ferramentas de cuidado da saúde mental para pessoas da comunidade, e funciona como um caminho emancipador de corpos dissidentes.
O Projeto Farol dispõe de serviços como acompanhamento psicológico, consultoria jurídica gratuita e distribuição de cestas básicas, além de rodas de conversa e eventos voltados para a comunidade LGBTI+, e outros serviços em prol da melhoria de vida das pessoas LGBTI+.