TIM investe em projeto de rede para oferecer banda larga móvel de alta performance

Genilson Coutinho,
20/01/2014 | 10h01

A TIM encerra o ano de 2013 com a entrega de projetos importantes de infraestrutura em benefício de usuários de 38 cidades do país. A operadora lançou o projeto Mobile Broad Band (MBB), já em fase final em todas localidades. As melhorias na transmissão de dados – que começaram por Recife (PE), em julho – proporcionam um desempenho diferenciado de navegação para os usuários na banda larga móvel, por meio de sites conectados a fibras ópticas de alta velocidade, upgrade do acesso via rádio e implementação de novas funcionalidades no core da rede. Até 2016, estão previstos investimentos de cerca R$ 1 bilhão no projeto e mais 100 cidades serão beneficiadas.
No Grande Rio, oito municípios da Baixada Fluminense e 80% da orla carioca já foram contemplados com as melhorias de rede. Em São Paulo, as cidades de Osasco, Barueri, Embú, Carapicuíba, Taboão da Serra e Santana do Parnaíba já tiveram 100% do projeto concluído. A cidade de Natal (RN) já tem 99% da rede reestruturada. As melhorias em Brasília (DF), Salvador (BA), Goiânia (GO), Aracaju (SE) serão entregues no fim de novembro. Até dezembro, o MBB cobrirá as cidades de Fortaleza (CE), Belém (PA), Manaus (AM) e Cotia (SP), com 60% da rede renovada, antes da previsão inicial. Em 2014, o projeto deve contemplar mais 28 cidades no país.
Os usuários com acesso ao projeto MBB terão uma experiência de uso na internet com maiores velocidades para upload e download, além de diminuição de tempo de latência, e qualidade compatível com os últimos lançamentos de smartphones do mercado. “Ao utilizar a rede, o usuário perceberá um acesso muito mais rápido aos conteúdos da internet, melhorando significativamente sua navegabilidade”, diz Carlo Filangieri, diretor de Rede da TIM Brasil.
Para desenvolver essa infraestrutura, a TIM investiu em melhorias para aumentar sua capacidade transmissiva e conectou seus sites a fibras ópticas de alta capacidade. O usuário terá acesso às mais recentes tecnologias disponíveis para o 3G, como Dual Carrier e HSPA+, com oferta de uma rede de excelente desempenho nas cidades beneficiadas, capaz de suportar o crescimento de tráfego de dados, com uma navegabilidade de qualidade próxima a rede 4G. “Devido ao MBB e à oferta comercial da TIM, que não prevê diferenciação de preço entre o acesso 3G e 4G, o nosso cliente terá uma experiência boa de internet, sem preocupar-se com o tipo de rede e o plano que está utilizando”, completa Filangieri.

Sobre a TIM

A TIM é a operadora que mais cresce no país. Atualmente, possui mais de 73 milhões de clientes e 27,11% de market share, mantendo-se na segunda colocação do mercado e na liderança do segmento pré-pago. O desempenho é fruto da inovação da companhia, que liderou movimentos importantes no setor para tornar os serviços móveis acessíveis a toda população.

Outro foco da TIM é a qualidade da sua rede e do atendimento. No triênio que vai até 2015, a companhia aplicará em infraestrutura mais de 90% dos R$ 10,7 bilhões previstos para investimentos no Brasil. Para expansão e melhorias da rede, a operadora comprou ativos como a Intelig (2009) a AES Atimus (2011) e realiza projetos especiais, como a instalação da rede de fibra óptica na região Norte, por meio da LT Amazonas, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.

A companhia também prioriza a transparência nos seus negócios e no relacionamento com os clientes. Um marco foi o lançamento, em 2012, do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas ), que permite aos consumidores conhecer o verdadeiro retrato da cobertura da TIM e seus projetos de ampliação e melhorias da rede.

A TIM é ainda a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. Faz parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBOVESPA.