No Circuito

Teatro em casa e de graça

Genilson Coutinho,
15/04/2021 | 22h04
Foto: Divulgação

á pensou em ir ao Teatro sem sair de casa? Pois é, basta se acomodar no sofá da sala e apertar o play. É isso que promete o espetáculo audiovisual Alimentando as Feras, que será apresentado de 18 a 21 de abril através do Youtube da Carambola Produções.

O espetáculo conta a história de três mulheres com transtorno borderline (transtorno mental caracterizado por humor, comportamentos e relacionamentos instáveis); com perfis e histórias de vida bem distintas e que se encontram em uma sala virtual para uma sessão de terapia em grupo.

Ao perceberem que o psicanalista não aparece, resolvem fazer a sessão sem ele, num mergulho na psiquê das personagens e em temas contundentes como autoflagelo, TOC, cleptomania, ansiedade, depressão, compulsão em sexo, consumismo e corrupção. A narrativa tragicômica, que tem classificação etária de 18 anos, aborda temas relevantes como saúde mental, relações, ética e inteligência emocional. Sua escrita teve como suporte teorias e conceitos bastante discutidos na psicanálise atual.

Alimentando As Feras é um projeto de montagem da peça teatral, escrita pela atriz Aícha Marques, contemplado no Selo João Ubaldo Ribeiro de 2020. Segundo a autora, o texto foi escrito especialmente para as atrizes Evelin Buchegger, Mariana Moreno e a própria Aícha Marques. Na direção, Sofia Federico, uma experiente profissional da área cinematográfica. A proposta consiste numa experiência teatral no audiovisual, com integração máxima entre essas linguagens.

O projeto ainda conta com mais duas ações: Uma Leitura Pública do texto e uma Roda de Conversa sobre o tema explorado na dramaturgia, contando com a participação de profissionais da área da psicologia, estudantes e coordenadores de grupos de autoajuda. Os interessados, na Leitura Pública e Roda de Conversa, deverão se conectar ao Youtube da Carambola Produções no dia 17 de abril (próximo sábado) às 19h.

SINOPSE

O estranho sumiço de um psicanalista, durante uma terapia online, inspira as suas pacientes a fazerem um mergulho profundo nos seus conflitos. Sem o fio condutor do profissional, essas mulheres percorrerão um caminho de dor e revelações, elucidando problemas, até então, camuflados no processo terapêutico. Três mulheres, três conflitos e uma só questão: O que teria acontecido ao Dr. Bóris?

“Alimentando As Feras” tem texto de Aícha Marques; direção de Sofia Federico; assistência de direção de Ana Paula Bouzas e atuações de Aícha Marques, Evelin Buchegger e Mariana Moreno.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultura do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal.

SERVIÇO:

Espetáculo Alimentando as Feras

Leitura Dramática e Roda de Conversa

Quando: 17.04.2021 – 19h.

Onde: Canal YouTube Carambola Produções

           Link:  CARAMBOLA PRODUÇÕES

Exibição do espetáculo:

Quando: 18 a 21.04.21

Onde: Canal YouTube Carambola Produções

           Link:  CARAMBOLA PRODUÇÕES

FICHA TÉCNICA:
Texto: Aícha Marques
Direção: Sofia Federico
Atrizes: Aícha Marques, Evelin Buchegger, Mariana Moreno
Assistente Direção: Ana Paula Bouzas
Direção de Produção: Milena Leão
Assistente Produção: Kaíka Alves
Direção de Arte: Renata Mota
Assistentes de Direção de Arte: Luiza Dahia e Igor Liberato
Figurino e maquiagem: Mauricio Martins
Produção de Arte: Luiza Dahia
Cenotécnico: Paulo Florêncio
Assistentes de Filmagem: Lis Schwabacher, Sama Buchegger, Tom França
Designer Gráfico: Carlínio França
Tradução em  Libras: Aline Suzart
Montagem, finalização e edição de som: Marcos Povoas
Assessoria Digital: Nayanna Mattos
Assessoria de imprensa: Allcance Comunicação
Realização:  Aicha Marques, Evelin Buchegger , Mariana Moreno, Baú Produções e Carambola Produções