Silent Hill – Revelação: a trajetória de sucesso da franquia no mundo dos games

Redação,
25/04/2013 | 02h04


O filme SILENT HILL – REVELAÇÃO (Silent Hill: Revelation 3D), previsto para chegar aos cinemas brasileiros no próximo dia 31 de maio, é apenas o recente capítulo de uma longeva franquia que começou nos jogos de videogame. O primeiro game, desenvolvido para o console Playstation em 1999, foi uma criação do coletivo de nome Team Silent, que trabalha internamente na todo-poderosa Konami, uma das maiores desenvolvedoras do planeta. Ambientada em uma cidade norte-americana fictícia, a trama tem fortes influências do gênero literário conhecido como horror psicológico. Diferente de outras séries de terror do mundo dos games, “Silent Hill” não tem um protagonista poderoso e especialista em armas/combate corpo a corpo. A intenção é que o personagem controlado pelo jogador seja sempre um “sujeito comum”, um homem e/ou mulher normal que acaba sendo forçado a confrontar um poder sobrenatural muito maior.

Neste primeiro jogo, o personagem principal é Harry Mason, justamente o homem vivido por Sean Bean nos dois filmes da série. A história mostra a busca por sua filha adotiva desaparecida nesta misteriosa cidade, deparando-se com um culto cujo objetivo é ressuscitar uma entidade cultuada por eles. No game “Silent Hill 2” (2001), no entanto, surge James Sunderland, um novo protagonista – e a história da família Mason, base para as versões cinematográficas, só retorna em “Silent Hill 3” (2003). Neste terceiro jogo, quem comanda a ação é a mesma Heather que protagoniza SILENT HILL – REVELAÇÃO, descobrindo a sua verdadeira história e o seu passado, seguindo o mesmo conceito do novo filme.

Além destes três, a série conta ainda com os títulos “Silent Hill 4: The Room” (PS2, Xbox, Microsoft Windows), “Silent Hill: Origins” (PSP, PS2), “Silent Hill Homecoming” (PS3, Xbox 360, Microsoft Windows), “Silent Hill: Shattered Memories” (Wii, PS2, PSP), “Silent Hill: Downpour” (PS3, Xbox 360) e “Silent Hill: Book of Memories” (PlayStation Vita).

SILENT HILL – REVELAÇÃO estreia nos cinemas brasileiros dia 31 de maio

Sinopse: A jovem Heather Mason passou a vida fugindo, ao lado do pai, de forças que ambos nunca compreenderam muito bem. Mas quando seu pai desaparece misteriosamente, a jovem se depara com uma estranha e terrível realidade que guarda respostas sobre os pesadelos que a infernizam desde a sua infância. Não demora até que Heather descubra que não é a pessoa que imaginava ser, com a ameaça de ficar aprisionada em sofrimento eterno para sempre.

Diretor:
Michael J. Bassett (“Solomon Kane – O Caçador de Demônios”)

Elenco:
Carrie-Anne Moss (“Matrix”)
Sean Bean (“O Senhor dos Anéis”)
Malcolm McDowell (“Laranja Mecânica”)
Radha Mitchell (“Terror em Silent Hill”)