Cinema

Notícias

Série ‘LGBT+60’ é finalista do 20º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+

Genilson Coutinho,
22/05/2021 | 22h05
Série, de Yuri Fernandes, concorre na categoria Audiovisual e Artes Cênicas. Votação é popular.

“LGBT+60: Corpos que Resistem”, série do jornalista e roteirista Yuri Fernandes é uma das finalistas do “20ª Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+” na categoria Audiovisual e Arte Cênicas. A premiação é organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e, este ano, conta com a parceria do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. O objetivo é premiar e homenagear iniciativas e produções culturais que jogam luz e entendimento sobre a vivência e o respeito a todo tipo de diversidade. A série está publicada no Youtube do Projeto #Colabora, canal de jornalismo independente do Rio de Janeiro.

A votação é popular e não é obrigatório votar em todas as categorias (clique aqui para votar). Os três finalistas de cada categoria foram definidos após a indicação livre do público por meio de um formulário. Foram ao todo cerca de 2,5 mil indicações.

“LGBT+60” é uma websérie documental que narra, por meio de depoimentos, a trajetória de idosos LGBT+ no Brasil e suas histórias marcadas pela resistência política e social com um olhar humano e sensível. As locações acontecem nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Os primeiros cinco episódios mostram personagens reais sobreviventes de uma sociedade LGBTfóbica. Eles relembram, entre vários assuntos, os fatos vividos na infância – uma época em que quase não se falava sobre diversidade -; a violência da ditadura militar; o preconceito na terceira idade e o caminho de volta para o armário, que acaba sendo a realidade de muitos deles. Outros três depoimentos completam a websérie. Dessa vez, as histórias são sobre casais na terceira idade que vêm superando a intolerância e, hoje, celebram o amor e abrem caminhos para as novas gerações.

A votação acontece até o dia 23 de maio. O resultado será transmitido ao vivo na cerimônia de premiação, no dia 28 de junho, às 20:00, pela página ParadaSP no Facebook.

As outras categorias da premiação são: Literatura, Iniciativas ou Ações Pró-LGBT, Digital Influencer, Celebridade Aliada, Esportes, Memória e Especial Tema do Ano, que é “HIV/Aids: ame + cuide + viva +”. Este ano, evento conta com duas novas categorias, sendo estas indicadas pelo Fórum em conjunto com suas companhias signatárias: Marketing & Publicidade e Empresa. A votação popular reúne todas as categorias, com exceção da Especial Tema do Ano, que será escolhida pelas pessoas associadas da ONG, e Memória, que se trata de uma homenagem e não premiação.