Música

Sarah Oliveira conversa com Gilberto Gil, Emicida e Krenak em novo podcast de Natura Musical

Redação,
29/01/2021 | 10h01
Primeira temporada deve receber ainda nomes como Linn da Quebrada e Juçara Marçal (Fotos: Divulgação)

 Natura Musical, plataforma de cultura da Natura, lança o podcast Nos Encontramos na Música. Na primeira temporada, o programa traz convidados para falar sobre diversidade, ancestralidade, empoderamento, comunidade e discutir o papel fundamental da cultura na construção de um mundo bonito, sustentável, igualitário e inclusivo. O programa chega às plataformas digitais – Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox, Deezer, Amazon Music e YouTube – nesta quinta-feira, dia 28.

Com apresentação da jornalista Sarah Oliveira, o episódio de estreia do podcast recebe o ambientalista e escritor Ailton Krenak e os músicos Gilberto Gil e Emicida. No bate-papo, batizado como “Música, cultura e o mundo que queremos”, os convidados falam a respeito da importância de estar no agora, refletem sobre o que precisamos fazer hoje para não repetir os erros do passado e sobre caminhos para construir um futuro possível. OUÇA AQUI

“Nós acreditamos nos encontros – musicais e de ideias – como ferramenta para a transformação do mundo. Ao longo desse último ano, nos inspiramos muito com a série Afetos, da Casa Natura Musical, e com os processos colaborativos de construção do edital e da curadoria do Natura Musical”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. “Vimos a oportunidade de registrar e disponibilizar algumas conversas e reflexões, para um público mais amplo, em temas urgentes e potentes para projetar o futuro, em um formato acessível e inclusivo”, finaliza.

Liderado e produzido pela Virtue, agência criada a partir da Vice e responsável pela comunicação digital de @NaturaMusical, a série foi gravada de forma remota devido ao isolamento social provocado pelo novo Coronavírus. O programa recebe, nas cinco conversas que compõem a temporada, artistas e personalidades fundamentais para a construção e o legado da música e da cultura brasileira, como Linn da QuebradaBia FerreiraKarla Martins e Juçara Marçal. Os próximos episódios, que tratam de temas acerca da ancestralidade, da transformação social a partir da música e da diversidade cultural, serão lançados quinzenalmente, sempre às quintas-feiras.

A retomada da Casa Natura Musical
As lives vão voltar à programação da Casa Natura Musical. Transformado – por conta das orientações de distanciamento social – em um equipamento cultural multiplataforma com uma programação diversa e plural, a Casa prepara novas edições do projeto Afetos. A série traz para o virtual um bate-papo de camarim íntimo e acolhedor compartilhado com o público. As lives do Afetos são transmitidas às quintas, 19h, pelo Instagram @casanaturamusical.

A curadoria das primeiras edições do Afetos em 2021 está baseada em artistas que estabeleceram parcerias em seus trabalhos mais recentes. Para começar o ano, as amigas e parceiras musicais – Linn da Quebrada e Jup do Bairro – conversam no dia 28/1, véspera do Dia da Visibilidade Trans. Jup, que acaba de ganhar o Prêmio APCA de artista revelação, lançou em junho de 2020 o EP Corpo sem Juízo, composto por sete faixas e com participação de artistas como Rico DalasamDeize Tigrona e a própria Linn da Quebrada. Já Linn começa 2021 se preparando para o lançamento do projeto multiplataforma Quem Soul eu – Trava Línguas, Abre Mentes, contemplado pelo edital Natura Musical.

Já no dia 4/2, a conversa será entre a cantora e compositora MC Tha, responsável pelo elogiado disco Rito de Passá (2019), e pela multiartista Malka Julieta, que completa 20 anos de carreira em 2021 e atua como produtora musical, tendo idealizado o Trava Bizness, primeiro selo musical do país dedicado a artistas trans.

Luedji Luna, que lançou recentemente o disco Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água (2020), conversa no dia 11/2 com a escritora Conceição Evaristo, um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Conceição participou do disco de Luedji recitando o poema A noite não adormece nos olhos das mulheres, de sua autoria, na faixa Ain’t Got No, canção original de Nina Simone.

Completando o primeiro ciclo de Afetos, o músico, compositor e cantor Zeca Baleiro conversa no dia 18/2 com Juliana Linhares, integrante da banda Pietá que está prestes a lançar seu primeiro álbum solo, Nordeste Ficção, com direção de Marcus Preto e que inclui parcerias com Chico César e o próprio Zeca Baleiro, além de outros artistas da MPB.

Programação do Afetos
Todas às quintas-feiras, 19h

28/1 – Linn da Quebrada e Jup do Bairro
4/2 – Mc Tha e Malka Julieta
11/2 – Luedji Luna e Conceição Evaristo
18/2 – Zeca Baleiro e Juliana Linhares

Podcast Nos Encontramos na Música
Apresentação: Sarah Oliveira
Convidados – Episódio de Estreia: Emicida, Gilberto Gil e Ailton Krenak
Plataformas: Spotify, YouTube, Google Podcasts, Apple Podcasts e demais agregadores
Data de estreia: quinta-feira, 28 de janeiro
Novos episódios: quinzenalmente, sempre às quintas-feiras

Ficha técnica
Título: Podcast Nos Encontramos na Música
Cliente: Natura Musical
Produto: Podcast
Agência: Virtue

Direção Criativa: Gabriel Klein e Rafael Santos
Criativo: Evandro Pimentel
Planejamento: Ademir Viana
Direção de Arte: Bianca Berti
Account: Mirella Payola
Gerência de Projeto Juliana Ribeiro e Luciana Nogueira

Roteiro: Evandro Pimentel, Marcela Ponce de Leon e Sheylli Caleffi
Direção: Sheylli Caleffi
Produção: Marcela Ponce de Leon
Edição, montagem, finalização e mixagem: Gui Dellacolletta
Apresentação: Sarah Oliveira

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 143 milhões no patrocínio de 460 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 43 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, realizando apresentações online, bate-papos e conteúdos exclusivos ao longo de 2020.