Comportamento

Social

Rio de Janeiro lança campanha em respeito às travestis, mulheres transexuais e homens trans

Genilson Coutinho,
01/02/2015 | 12h02

babab

Bárbara, Benjamim, Denise, Gabriel, Gilmara e Jane. Mais do que simples nomes próprios. Símbolos de luta. Expoentes de uma ação inédita e ousada do governo do Rio de janeiro, deflagrada para levantar a bandeira da cidadania e do respeito. Bárbara, Benjamim, Denise, Gabriel, Gilmara e Jane estampam, desde a tarde desta quinta-feira (29 de janeiro), a iniciativa educacional em prol da visibilidade trans. Fazem parte de um grupo de 18 pessoas, de várias raças, religiões, idades e gostos ecléticos. Unidas pelos mesmos ideais e objetivos claros: mostrar que homens e mulheres transexuais e travestis merecem respeito da sociedade. Deixar claro que o Brasil não pode mais tolerar a violência e o preconceito contra eles e elas.

A campanha  lançada na última quinta-feira (29) ,traz 18 imagens de personalidades, dentre elas o escritor João W Nery, a cantora Jane di Castro, as militantes Bárbara Aires, a servidora pública Bruna Marx, a fotógrafa Roberta Brandão.

Nas peças publicitárias a frase: “Respeitar é… reconhecer que as pessoas são diferentes e ao mesmo tempo são iguais em direitos”. Será vincula nas redes socais e em pontos específicos do Rio de Janeiro .

Para Cláudio Nascimento ,coordenador do programa,, essa iniciativa é repleta de simbolismos. “ É o estado do Rio mostrando que não tolera o preconceito. É uma ação para educar e que não tem prazo. Não tem data. Pode ser usada sempre. É o Estado chamando a atenção para a a necessidade de combater o preconceito a violência.”