Saúde

Rinoplastia está entre os cinco procedimentos mais populares do mundo

Redação,
15/03/2022 | 15h03
(Foto: Divulgação)

A pandemia promoveu uma maior exposição às telas dos celulares e computadores, fazendo com que o rosto ficasse ainda mais em evidência. Dentre as preocupações com a estética facial, destaque para o nariz que colocou a rinoplastia entre os cinco procedimentos mais populares, especialmente entre os jovens.

A cirurgia de médio porte capaz de remodelar a estrutura nasal (tanto a parte óssea quanto a cartilaginosa) também é desejada por quem possui dificuldades no quesito respiração. “Este tipo de procedimento proporciona um nariz com aspecto mais harmônico e auxilia nos problemas respiratórios”, ressalta Dr. Gabriel Bijos (www.drgabrielbijos.com.br), médico otorrinolaringologista.

Na maioria das vezes, a rinoplastia é associada com uma cirurgia funcional naqueles pacientes que possuem dificuldade de respirar. “Porém são muitos os casos nos quais o procedimento é almejado por quem deseja apenas arrebitar a ponta, modelar o dorso ou reduzir o tamanho do nariz”, explica Dr. Gabriel.

“O ideal é que seja feita a rinoplastia híbrida (estruturada com preservadora), que remodela e recoloca as estruturas remanescentes do nariz, fortalecendo a estrutura nasal que permaneceu”, opina o médico. “No procedimento, o osso e a cartilagem são diminuídos, o que ocasiona o enfraquecimento da estrutura. Daí o porquê de fortificarmos esta para que o nariz não seja modificado com o passar dos anos, já que as cartilagens trabalham em sintonia com a força de retração cicatricial e peso do edema”, complementa.

Quando questionado acerca da idade ideal para realizar o procedimento, Dr. Gabriel Bijos afirma que ela pode ser feita a partir dos 15 anos. “Pacientes acima de 60 anos também podem optar pelo procedimento, sendo essencial uma avaliação criteriosa e a realização de exames específicos”, alerta. “Nessa faixa etária o componente pele é bastante alterado e a cartilagem fica mais fraca por conta da idade. Por isso os cuidados precisam ser redobrados”, frisa.

Como qualquer procedimento cirúrgico, a rinoplastia deve ser realizada em um centro especializado com anestesia geral para proteção da via aérea. “Geralmente não é necessário permanecer internado, o que possibilita a ida para casa no mesmo dia e a recuperação leva em torno de uma semana”, comenta Dr. Gabriel.

A rinoplastia é contra indicada para pacientes com alguma comorbidade como hipertensão ou diabetes descompensadas ou algum problema de sangramento. “Tudo precisa ser avaliado antes da realização da cirurgia”, destaca Dr. Gabriel Bijos. O pós-operatório – segundo o profissional – leva em média uma semana de repouso com curativo no nariz que não pode ser molhado. “O paciente pode retornar ao trabalho na semana seguinte e realizar suas atividades habituais, evitando apenas exercícios físicos por 15 dias. Atividades físicas de contato não devem ser feitas por três meses para que não haja risco de machucar ou quebrar alguma cartilagem.