Música

Refazendo Gil faz sua última edição amanhã, dia 1º, na Commons

Genilson Coutinho,
31/07/2014 | 12h07

Heder Novaes

Em clima de despedida e de malas prontas para deixar Salvador, Pietro Leal, de mudança para São Paulo, e Ricardo Caian, para França, se encontram nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, no Commons Studio Bar, para fazer a última edição do projeto Refazendo Gil, onde interpretam canções de Gilberto Gil compostas entre 1972 e 1979, período logo após o retorno de Gil do exílio em Londres. Entre as canções, estão Back in Bahia, Expresso 2222 e Lamento Sertanejo. A dupla é acompanhada por Pedro Vieira (teclado e sanfona), Mariana Monroy (flauta), Rafael Fraga (bateria e percussão), Eduardo De Dalva (percussão) e Tomás Loureiro (baixo).

Duas aplaudidas edições, que aconteceram na Commons, em abril, e na Praça Tereza Batista, em maio, inspiraram o show de despedida. Ainda que não precise tanto para prever o sucesso de quando se une dois músicos talentosos e um repertório que passeia pela a frutífera década de criação de Gilberto Gil, que rendeu discos antológicos, como Expresso 2222, Gil e Jorge (com Jorge Ben Jor) e a trilogia conceitual do Re (Refavela, Refazenda e Realce).

No repertório, também estão outras canções que também estão presentes no imaginário coletivo da MPB, como Oriente e Retiros Espirituais. “O desafio sempre foi executar os arranjos sem tirar nem pôr, tocando como foi feito”, explica Caian que faz a direção musical do show.
Fotos: Heder Novaes
Serviço:
Refazendo Gil – com Ricardo Caian e Pietro Leal
Dia: 1º de agosto, sexta-feira
Local: Commons Studio Bar
Horário: 22h
Ingressos: R$25 na porta | R$15 na lista amiga | www.commons.com.br/listaamiga