Comportamento

HIV em pauta

Notícias

Saúde

Social

Rede Latino-Americana de Pessoas com HIV e Unaids realizam fórum no Peru para debater a resposta ao HIV na América Andina

Genilson Coutinho,
09/08/2022 | 21h08

O Peru vai receber nesta quarta-feira (10) o “Fórum Sub-Regional para uma Resposta Eficaz, Diferenciada, Humanizada e Integral ao HIV na Região Andina”. O evento, organizado pela Rede Latino-Americana de Pessoas com HIV (RedLa+) e o Unaids, tem por objetivo enriquecer o debate sobre uma nova visão de resposta ao HIV, considerando as particularidades de cada uma das populações afetadas no contexto do pós-Covid.

O Fórum vai reunir mais de 40 participantes, entre líderes comunitários da RedLa+, chefes de programas de HIV/aids na área Andina, representantes do Unaids e das áreas técnicas da estratégia de HIV dos ministérios dos países da região e membros da Organização Andina da Saúde (ORAS). A ideia é debater e refletir sobre as barreiras que as pessoas com HIV enfrentam em termos de direitos humanos e o desafio que existe para estabelecer uma resposta integral para avançar na eliminação das desigualdades e da aids. O grupo quer estabelecer as bases para o desenvolvimento de estratégias focadas na geração de sinergias entre as populações afetadas, organizações da sociedade civil, Estados, organizações intergovernamentais e empresas privadas para oferecer soluções efetivas em benefício das pessoas com HIV.

O Fórum vai acontecer em duas etapas, tendo como ponto de partida um fórum público composto por três painéis de discussão, para depois concluir com mesas de trabalho sobre as linhas de ação que a RedLa+ tomará para promover a operacionalização na região da estratégia global de AIDS 2021-2026.

O fórum nasceu como uma iniciativa baseada na Declaração Política sobre HIV e Aids: acabar com as desigualdades e estar em condições de acabar com a Aids até 2030, compromisso assumido pelos membros da Organização das Nações Unidas para a adoção de uma série de de objetivos que preveniriam 3,6 milhões de novas infecções pelo HIV e 1,7 milhão de mortes relacionadas à Aids até 2030, o que implica fortalecer uma resposta no atendimento às pessoas com HIV e empoderá-las para defender e exercer seus direitos em consonância com os 10 objetivos de desenvolvimento sustentável: ODS 1 Fim da pobreza; ODS 2 Fim da fome; ODS 3 Boa saúde e bem-estar; ODS 4 Educação de qualidade, ODS 5 Igualdade de gênero; ODS 8 Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 10 Menos desigualdades; ODS 11 cidades e comunidades sustentáveis; ODS 16 Paz, justiça e instituições fortes; e ODS 17 Parcerias para as metas.

A Rede Latino-Americana de Pessoas com HIV é uma organização sem fins lucrativos formada por pessoas com HIV dos seguintes países da América Latina e alguns do Caribe de língua espanhola: Cuba, República Dominicana, México, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai, Brasil, Uruguai. Seu principal objetivo é contribuir para o cuidado da vida e da saúde integral como resposta efetiva ao enfrentamento do HIV, realizando o empoderamento na defesa de direitos às comunidades diretamente envolvidas, bem como a advocacia política direcionada aos governos para a demanda de direitos da comunidade.