Notícias

Recife recebe a 15ª Parada da Diversidade neste domingo (18)

Genilson Coutinho,
18/09/2016 | 09h09

As comemorações do Setembro da Diversidade continuam com fervor na Capital Pernambucana. Neste domingo (18), será a vez da 15ª Parada da Diversidade espalhar lições de amor, respeito e igualdade nas ruas do Recife, com concentração no Parque Dona Lindu, às 9h.

A ação, que vai reunir pessoas de diferentes orientações sexuais, identidades e expressões de gênero, contará com a saída de 12 trios elétricos, às 12h40, com a dispersão depois da Padaria Boa Viagem, um dos trios será especialmente estilizado pela Uber. Com o tema “Democracia fora do Armário” o evento pede que a garantia dos direitos do grupo LGBT saiam dos armários.

“A parada é o momento de a comunidade LGBT sair dos armários e gritar para a sociedade que precisamos ter a garantia dos nossos direitos, e não só ter deveres, já que pagamos os mesmos impostos”, ressaltou a coordenadora do Fórum LGBT de Pernambuco, Rivânia Rodrigues. A expectativa é de que aproximadamente 600 mil pessoas estejam na Avenida Boa Viagem para curtir o evento, que contará com homenagens, fala dos apoiadores e muita música.

A transexual e organizadora da Parada da Diversidade, Chopely Santos, comentou que o evento é um convite à população para confraternizar a existência de ser LGBT. “Também é um convite para que o poder legislativo, executivo e judiciário incorpore a luta a favor da cidadania do grupo, queremos lei de igualdade de gênero, lei de combate a homofobia e a reestruturação das políticas LGBT que andam muito perdidas”, comentou.

Durante a festividade, cerca de 13 mil preservativos (masculinos e femininos) e 10 mil sachês de gel lubrificante serão distribuídos aos participantes do evento, um folder com dicas importantes de prevenção, e a listagem de endereços dos centros municipais de testagem e aconselhamento, também vão estar disponíveis ao público no trailer do projeto ‘Quero Fazer’, na Avenida Boa Viagem, a partir das 10h, próximo ao Parque Dona Lindu.

A iniciativa é do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a ONG Aids Healfcare Foundation (AHF). Segundo a SES, a cada seis horas uma pessoa se infecta com HIV, em Pernambuco. Por ano, 1,5 mil novos casos são diagnosticados. De 1983 até agosto deste ano, o Estado registrou 23.734 casos de Aids, sendo 15.360 no público masculino e 8.374 entre as mulheres.

Violência

De acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através das denúncias feitas ao Disque 100, no ano de 2015, o Brasil registrou o maior número de crimes contra a comunidade LGBT. Dados do Disque 100 mostram que, 318 homicídios foram cometidos contra gays, travestis, lésbicas e bissexuais, no ano passado. Os dados desse ano ainda não foram calculados pelo órgão.