Comportamento

Social

Quase metade dos homens gays estão em um relacionamento aberto, revela pesquisa

Genilson Coutinho,
09/10/2016 | 00h10

Quase metade dos homens homossexuais têm um relacionamento aberto ou não-monogâmico, afirma uma pesquisa realizada pela FS Revista e a GMFA.

A revista entrevistou 1.006 homens homossexuais no Reino Unido – e sem surpresa descobriu que muitos deles têm visões liberais sobre sexo.

Segundo a pesquisa, 41% dos homens têm experimentado um relacionamento aberto. Destes, 75% disseram que têm regras em vigor com a sua relação – por exemplo, só permitindo trios com ambas as pessoas envolvidas – mas 21% admitiram quebrar as regras, pelo menos uma vez.

33% dos homens em relações monogâmicas acreditam que “relacionamentos abertos não são relacionamentos reais”, enquanto 19% acreditam que os relacionamentos acabam aberto, porque os homossexuais não podem ser monogâmico.

As atitudes são semelhantes entre homens solteiros sem experiência da questão – com 29% dos homens homossexuais solteiros têm relacionamentos abertos porque eles não podem ser monogâmico, mas, para alguns, relações abertas são uma forma de explorar a sexualidade sem ser confinado por monogamia.

Francis, que esteve em um relacionamento aberto com seu parceiro durante uma década, explicou: “Nós tentamos monogamia, ele traiu. Tentamos novamente, mesmo resultado. Tivemos uma série de conversas ao longo do tempo e vimos terapeutas separadamente. Nós decidimos que nosso relacionamento deveria ficar acima de tudo, mas também sentimos que era uma parte importante de ser gays para celebrar nossa sexualidade com os outros. Nós concordamos em abrir o relacionamento e tem sido ótimo.”

Matthew Hodson, CEO da GMFA, disse: “Não é uma surpresa que muitos gays e bissexuais buscam a satisfação sexual em conjunto e que estão fora da norma”.

No entanto, ele alertou sobre as altas taxas de DST – acrescentando: “Se você está acostumado a ter relações sexuais desprotegidas com seu parceiro principal, pode ser difícil de recuperar o hábito do preservativos quando tiver relações sexuais com outras pessoas. Isto não é para sugerir que tais riscos não podem ser gerenciados – claramente alguns casais fazem isso muito bem, mas é um desafio que requer uma comunicação excelente, honestidade e confiança para atender”.

Ian Howley, Editor da revista FS, acrescentado; “Se nós podemos quebrar o estigma e os estereótipos de relações abertas, então os homens gays que estão em relacionamentos monogâmicos e pode estar pensando em ter relações sexuais com alguém que não é seu parceiro, pode ser mais aberto a ter uma conversa honesta com o seu parceiro sobre suas necessidades e desejos.  Comunicando-se com o seu parceiro em uma base regular sobre o seu relacionamento, isso vai ajudar a manter uma relação feliz e saudável. Relações abertas com limites acordados pode incentivar a discussão honesta de quaisquer riscos que têm sido tomadas. Se você é fiel desde o começo,  e não é totalmente honesto sobre o que está acontecendo fora do leito conjugal – e é aí que os riscos começam a ficar sério”.

Da Capa