Comportamento

Social

Teatro

Projeto leva oficina de teatro para presídio feminino de salvador

Genilson Coutinho,
20/08/2014 | 16h08

dois

Internas do Conjunto Penal Feminino de Salvador, localizado na Mata Escura, estão participando desde o dia 4 de agosto de uma oficina de teatro. A atividade faz parte do projeto ‘Dialogando com a Liberdade’, idealizado pela diretora teatral Simone Requião.

O objetivo do projeto é dialogar e refletir sobre o universo feminino por meio de jogos teatrais. Inicialmente, 15 internas são beneficiadas com a oficina que trabalha com textos de escritoras femininas como, por exemplo, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Maitê Proença.

“Esses textos servirão de estimulo para favorecer a reflexão e o diálogo sobre o universo feminino, o encarceramento e a vitimização que a mulher encarcerada sofre no sistema prisional e a dupla estigmatização impregnada na punição – perda da liberdade e distanciamento familiar”, afirma Simone Requião.

Contemplado no Calendário das Artes 2014, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, entidade do Governo do Estado da Bahia, o projeto ‘Dialogando com a Liberdade’, além da oficina de teatro, irá gerar dois produtos artísticos: uma apresentação de cenas no próprio presídio e a gravação de 15 textos para serem disponibilizados em emissoras de rádio da capital baiana. O projeto segue até dezembro.