Arte e Exposições

No Circuito

Projeto Leituras do Mundo recebe César Romero no MAB

Genilson Coutinho,
12/06/2016 | 22h06

César Romero apresenta catálogo no MAB | Foto: Divulgação

César Romero apresenta no Museu de Arte da Bahia o catálogo Antonio Maia – Ex-Voto, Alma e Raiz, tema da exposição em cartaz no Rio de Janeiro, que leva a sua assinatura e homenageia o artista sergipano Antônio Maia, falecido em 2008. A quarta edição do projeto Leituras do Mundo da Biblioteca José Pedreira do MAB chega a sua quarta edição na sexta (17), às 17h. O evento é gratuito.

Autodidata nascido em uma pequena cidade do interior de Sergipe, Antonio Maia, passou pela Bahia e chegou ao Rio de Janeiro, quando começou a pintar profissionalmente. Ganhou os maiores prêmios existentes na época, aclamado pela crítica de arte, tornando-se um artista de grande prestígio. Em 1964 volta-se para a religiosidade popular nordestina e encontra o ex-voto.

Segundo escreveu Romero no catálogo, Antonio Maia “tinha certas manias que levava à exaustão. Aplicava-se a cada tempo em uma delas. Isso aconteceu com a Via Sacra, Gastronomia , o Tarô e o Origami. Pintou duas Vias Vias Sacras. Expôs a primeira em 1977 em “Arte e Agora II / Visão da Terra”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e também na Igreja do Rosário, em Curitiba.

César Romero
– Nascido em Feira de Santana, Bahia, no ano de 1950, César Romero iniciou-se em artes plásticas em l967. Vive e trabalha em Salvador desde 1966. Formado em Medicina em 1974 pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Psicoterapia Individual e Grupal, que exerce com intensa atividade clínica. Como artista plástico tem sua obra reconhecida mundialmente. Participou de mais de 400 coletivas e 39 individuais no Brasil. No exterior teve 50 coletivas e 9 individuais. São também de César Romero múltiplos talentos como fotógrafo e crítico de arte.