Projeto apoiado pelo Fundo de Cultura da Bahia discute especificidades do universo on-line

Genilson Coutinho,
01/02/2013 | 11h02

Projetos apoiados pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) continuam movimentando a cultura na capital baiana, a exemplo do Digitalia – Congresso e Festival Internacional de Música e Cultura Digital -, o qual irá reunir artistas nacionais e internacionais, acadêmicos, produtores e sociedade civil para discutir temas relacionados à intercessão entre música e cultura digital, a partir desta sexta-feira (01).

 

Selecionado através do edital Projetos Estratégicos em Cultura, a iniciativa conta com apoio financeiro de R$ 221,950 mil e irá realizar uma série de shows, conferências, mesas redondas, apresentações artísticas, oficinas e muito mais. O crítico musical do The New York Times (EUA) Jon Pareles; o cantor e compositor Gilberto Gil; o jornalista, dramaturgo e compositor carioca Fausto Fawcett; o professor da Universidade Federal da Bahia, Nelson Pretto e o canadense Derrick de Kerckhove, do Programa McLuhan de Cultura e Tecnologia de Toronto, são alguns dos participantes.

 

Lançado na edição 2012 do FCBA, o edital setorial Projetos Estratégicos tem como finalidade a expansão do trabalho cultural de caráter multidisciplinar. Para Fátima Fróes, assessora de Relações Institucionais da Secult, “o edital pretende responder a uma demanda dos projetos estruturantes, que não sejam somente eventos. As ações precisam ter foco no desenvolvimento local, nas ações em rede, em projetos que vão além de uma única ação”.