Projeto Amarelo-Verão, de Juliana Ribeiro, traz exposição de fotos de Gal Meirelles

Genilson Coutinho,
24/01/2014 | 17h01

Em sua terceira temporada, o projeto Amarelo-Verão, da cantora e compositora Juliana Ribeiro, segue com o seu conceito de evento multiartístico e leva, este ano, para o Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, diferentes expressões artísticas, como fotografia, dança, teatro e, claro, música.

Durante todas as noites do projeto, que terá sua segunda edição neste sábado, 25, o telão ao fundo do palco traz uma projeção de fotografias que têm autoria e curadoria da doutora e antropóloga baiana Gal Meirelles. São registros de manifestações culturais em diferentes cidades da Bahia, que resultaram de pesquisas ao longo da sua carreira. As imagens mostram o mar, pássaros, festas populares, redes de trabalho de pesca artesanal e tradições gastronômicas, temas que, segundo a autora, dialogam com as canções de Juliana Ribeiro.

“A fotografia não pode ser pensada isoladamente. Ela precisa estar onde o público está. Estou muito feliz com o convite de Juliana, que está proporcionando essa união de diferentes linguagens artísticas em um só lugar. Juliana usa o seu trabalho musical para propor reflexões, assim como eu faço na fotografia. Com essa parceria, o público que sai de casa em busca de entretenimento e diversão, naturalmente vai tendo contato com outros objetos artísticos”, conta.

Os ensaios fotográficos que serão apresentados nos próximos shows são inéditos: “Ondinas” e “Baianidade.com”. O primeiro, realizado em 2010, mostra o grande percurso do mar, o movimento da luz sobre a água, que é apresentada como um espaço feminino, universo da vida. Já o segundo, desenvolvido entre 2005 e 2013, traz imagens do cotidiano da Bahia e tem como objetivo causar uma inquietação ao público, ao questionar que identidade negra é essa, negociada por outras identidades que chegam ao seu redor.

O ensaio “Balé das Gaivotas” foi o primeiro a ser apresentado no projeto, durante a estreia, no dia 11 de janeiro. Composto por vinte fotografias em preto e branco, o trabalho propõe uma reflexão sobre o processo de sobrevivência, bem como mostra a importância das gaivotas, que indicam a localização dos cardumes no mar para os pescadores.

|Serviço |
Temporada 2014 de Juliana Ribeiro – Projeto Amarelo-Verão
Quando: Sábados (25/1 e 8/2)
Horário: 20h30
Onde: Praça Pedro Archanjo
Quanto: R$ 20 e R$ 10.