Produção do Coachella pede retirada de outdoor que anuncia testes de ISTs gratuitos

Genilson Coutinho,
05/04/2024 | 12h04

Os organizadores do Festival Coachella, um dos maiores eventos de música do mundo, pediu a retirada de um outdoor anunciando serviços gratuitos de testagem para infecções sexualmente transmissíveis instalado pela AIDS Healthcare Foundation (AHF). Afixada em uma rodovia da Califórnia na saída do evento, a peça diz “Pegou Mais Que Vibes?” e indica o site FreeSTDCheck.org, onde os frequentadores podem se informar sobre as instituições de saúde mais próximas para a realização de exames sem nenhum custo. No ano passado, o festival recebeu mais de 500 mil pessoas em 2 semanas de eventos.

O outdoor, que visa justamente impactar o público do Coachella, foi instalado em 26 de março e permanecerá durante todo o mês de abril, já que o festival se estende por dois fins de semana: 12 a 14 de abril e 19 a 21 de abril. Este ano, o lineup do evento conta com artistas como Lana Del Rey, Doja Cat e a brasileira Ludmilla. A cantora Anitta já se apresentou no festival em 2022.

“Não adianta enterrar a cabeça na areia do deserto e fingir que as pessoas não estão tendo relações sexuais. Queremos que todos usem preservativos e pratiquem sexo seguro, mas se eles não o fizerem, também queremos que saibam onde podem fazer testes para ISTs de maneira fácil e grátis”, afirmou Michael Weinstein, presidente e cofundador da AHF.

A AHF é a maior organização de saúde do mundo dedicada ao HIV/aids, oferecendo medicamentos de ponta e assistência para mais de 1,9 milhão de pessoas em 46 países, incluindo os Estados Unidos, África, América Latina/Caribe, Ásia/Pacífico e Europa Oriental. No Brasil, a organização é sediada em São Paulo e possui clínicas de testagem na cidade e em Recife, além de promover campanhas nacionais de prevenção combinada e adesão ao tratamento.

Tentamos contato com a produção do festival Coachella, mas não obtivemos resposta. Esta nota será atualizada no caso de um posicionamento do evento.