Prefeitura realiza Audiência Pública de Combate à Homofobia

Genilson Coutinho,
15/05/2012 | 09h05

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Assessoria Técnica de Políticas para Diversidade Sexual, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, realiza, no dia 17 de maio, às 19h, no plenário da Câmara, Audiência Pública em referência ao Dia Internacional de Combate à homofobia.

Desde 1990, quando a Organização Mundial de Saúde/OMS retirou o código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão, a sociedade realiza diversas atividades para comemorar essa vitória.

Na cidade de Vitória da Conquista, o dia foi instituído pela Lei nº 1.690/2010, que municipaliza as atividades referentes ao combate à homofobia, ao tempo que as integra ao calendário de eventos oficiais do Município. Para o assessor técnico de políticas para Diversidade Sexual, Danillo Bittencourt, “o dia 17 de maio, além de relembrar que a homossexualidade não é doença, tem uma característica de protesto e de denúncia. No mundo inteiro, há um número crescente de atividades sendo realizadas neste dia”.

Em Vitória da Conquista, a Prefeitura estará realizando também, em parceria com o grupo Saphos, a III Parada do Orgulho de ser LGBT do município, no dia 19 de maio. Além da Parada, será realizado, no dia 18 de maio, um seminário para discutir o assunto. Essa atividade acontecerá no auditório da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR.