Cinema

No Circuito

Oficina de roteiro destina vagas para pessoas trans; veja como participar

Redação,
03/02/2021 | 09h02
Foto: Divulgação

Buscando compor uma turma diversa e com variedade de narrativas e gêneros, a Saturnema Filmes está com inscrições abertas para o Películas Negras Lab: Formação para Roteiristas Iniciantes. Serão selecionadas 18 sinopses de curta-metragem de roteiristas negros e indígenas da região Nordeste entre 16 e 30 anos, em três categorias: Documentário, Ficção e Animação. Deste total, 70% das vagas são destinadas a mulheres (40%), pessoas trans (20%) pq 0 e indígenas (10%).

Segundo dados do último levantamento da Agência Nacional de Cinema, a Ancine, sobre a participação feminina no audiovisual do Brasil, divulgado em 2018, apenas 25% dos roteiros de filmes brasileiros foram feitos por mulheres. Dados sobre pessoas trans e indígenas sequer são divulgados oficialmente, que colabora ainda mais para as desigualdades de gênero e raça no Cinema Brasileiro.

E é justamente buscando oportunizar esse público, que o Películas Negras Lab destina essas vagas para mulheres, pessoas trans e indígenas. “Essa é uma forma da gente estar se aquilombando e se fortalecendo, porque ainda existe uma carência de iniciativas locais voltados para esse público. O Películas Negras Lab é um processo de instrumentalizar essas pessoas que estão chegando agora no mercado e que muitas vezes não encontram espaço para elas. Diante de toda essa desigualdade dentro do mercado audiovisual”, explica Ana do Carmo co-fundadora da Saturnema Filmes e coordenadora do projeto.

As aulas e masterclasses serão realizadas de forma digital, através da plataforma ZOOM, sempre aos sábados, de 27 de fevereiro a 27 de março. Ao final do curso, a curadoria avaliará os argumentos construídos ao longo do workshop, sendo o melhor de cada uma das turmas premiado com R$ 400,00, troféu e outras premiações extras. Todos os participantes receberão certificado pelas 16h de formação.

Prorrogação – As inscrições para o Películas Negras Lab foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 05 de fevereiro, através do formulário disponível no link: https://forms.gle/1vhingDYfur59xXn8 . O formulário também está disponível na página do Instagram da produtora: @saturnemafilmes. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através do e-mail: saturnemafilmes@gmail.com

O projeto Películas Negras Lab: Formação para Roteiristas Iniciantes foi contemplado pelo Prêmio Conceição Senna de Audiovisual, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:
O quê: Películas Negras – Formação para Roteiristas Iniciantes
Inscrições: até 05 de fevereiro de 2021
Período das Aulas: 07 de fevereiro a 27 de março de 2021
Valor: Gratuito
Local: Plataforma digital ZOOM