Social

Tem Direito

Observatório contra discriminação e violência LGBT será lançado nesta quarta-feira (19),em Salvador

Genilson Coutinho,
19/11/2014 | 08h11

acm

Nesta quarta-feira (dia 19), às 18h, acontece o lançamento do novo Observatório Permanente da Discriminação Racial e LGBT da Secretaria Municipal da Reparação. Com sua estrutura totalmente reformulada para ampliar sua atuação no acompanhamento nos casos de desrespeito e discriminação, o Observatório vai funcionar no Clube de Engenharia, na Rua Carlos Gomes, nº 31, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No mesmo local também serão inaugurados o novo espaço do Conselho Municipal das Comunidades Negras – CMCN – e o Núcleo LGBT.

O Observatório, além de ser um espaço de mapeamento e registro de ocorrências, também vai oferecer apoio às vitimas através de assistência jurídica, social e psicológica. Os dados vão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de combate ao racismo e de violência contra a população LGBT. O prefeito ACM Neto participará da cerimônia de inauguração.

A população também pode fazer denúncias pelo telefone 71 3202-2700 ou pelo site www.reparacao.salvador.ba.gov.br para relatar casos de discriminação e violência.

“Salvador ganha quarta bandeira”, afirma ACM Neto em criação de NÚCLEO LGBT

Para Marcelo Cerqueira, do Grupo Gay da Bahia, o novo espaço em que funcionará o Núcleo LGBT, atende a uma reivindicação antiga, de integrar em um mesmo lugar diversos serviços de atendimento e capacitação do público LGBT. “Se pensássemos um centro parecido com esse há 30 anos, ele seria bastante diferente. O momento histórico atual precisa atender não só a uma demanda de psicólogo, mas de intermediação de conflitos e assistência social”, explicou.