“Novos Sons, Salvador” reunirá artistas no circuito Barra/Ondina

Genilson Coutinho,
11/02/2013 | 12h02

A diversidade cultural e musical das atrações é um dos principais destaques do Carnaval de Salvador. Este ano, a maior festa de rua do planeta ganha mais uma opção para quem quer curtir a folia fora da cordas, com a estreia do trio “Novos Sons, Salvador”, na terça-feira, 12, no circuito Barra/Ondina. O projeto reunirá artistas de sucesso da nova cena musical soteropolitana, são eles:Juliana Ribeiro, Roy (O Círculo), Ricardo Caian (e os Beduinos Gigantes), Pietro Leal (Pirigulino Babilake), Diego Fox (Suinga)  Kalu.

Durante o percurso, os foliões vão poder se divertir com a inusitada e atraente mistura que irá do samba ao rock`n rol, passando pelo reggae e o axé de antigos carnavais. A proposta é apresentar um repertório com identidade, mesclando todos os estilos musicais. Canções como “Chão da Praça” (Moraes Moreira), “Aluga-se” (Raul Seixas), “Reconvexo” (Caetano Veloso), dentre outras, serão interpretadas pelos artistas.

O samba ficará por conta da cantora Juliana Ribeiro, que vai apresentar canções do seu CD Amarelo, que traz as mais diversas  variações do ritmo, como lundu, o batuque, jongos, sembas angolanos, samba-de-umbigada, entre outros gêneros. Ela também vai interpretar sucessos de grandes artistas, como Leci Brandão, Edil Pacheco, Lazzo Matumbi, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Gerônimo, Edil Pacheco, Walmir Lima, Nelson Rufino e Riachão.

O cantor Roy, por sua vez, terá missão de inserir o rock no tradicional circuito onde predomina o som do pagode e do axé. Mas isso ele já faz com maestria durante todo o ano em Salvador, ao lado da sua banda O Círculo, grupo que rejeita rótulos sobre sua linha musical, e prefere se definir através da expressão “RPB – Rock Plural Baiano”.

Ricardo Caian (Beduínos Gigantes) também levará toda a sua irreverência ao trio “Novos Sons, Salvador”, apresentando canções urbanas e divertidas, que misturam ritmos da MPB com rock, em músicas que retratam a realidade com uma poética cotidiana e bem humorada. Já Pietro Leal, vocalista da Pirigulino Babilake,  deve apresentar canções do primeiro álbum autoral da banda, no qual é autor e co-autor em todas as 19 faixas, confirmando o seu talento também como compositor.

Em “Novos Sons, Salvador” haverá espaço, é claro, para os ritmos mais tradicionais da folia momesca. Diego Fox, vocalista da banda Suinga, irá fazer releituras de canções da Axé Music já conhecidas do grande público, atualizando a música de rua disseminada por artistas, como Armandinho, Dodô e Osmar, Novos Baianos, Luiz Caldas, Gerônimo, Chiclete Com Banana e Moraes Moreira.

 E para completar essa mistura envolvente, também estará presente um dos nomes mais conhecidos da cena musical independente de Salvador, o cantor, compositor e instrumentista Kalu. Dos seus acordes irão transbordar as suas influências: a MPB de Gil e Lenine, o protesto de Bob Marley até o rock n´roll criativo dos Mutantes. Kalu ainda adiciona a essa mistura inusitada pitadas de samba de roda, do ijexá dos afoxés, com uma baianidade menos publicitária e mais próxima à realidade das ruas.

|Serviço|

Trio Novos Sons, Salvador

Atrações:

Juliana Ribeiro, Roy (O Círculo), Ricardo Caian (e os Beduinos Gigantes), Pietro Leal (Pirigulino Babilake), Diego Fox (Suinga) e  Kalu.

Quando:

Dia 12/01 / terça-feira, às 0h15

Onde:

Circuito Barra/Ondina