Música

No Circuito

Neste sábado (10), Ilê Aiyê realiza oficina online de percussão para crianças

Redação,
08/10/2020 | 17h10
Arquivo/ Ilê Aiyê

Neste sábado (10), das 15h às 17h, o Ilê Aiyê comemora o Dia das Crianças com a realização da Oficina Petrobras de Percussão para Crianças – Online com transmissão ao vivo pelo seu canal no YouTube. A atividade, que marca a abertura do projeto “Ilê Aiyê – Que Bloco é Esse?”, pelo qual o bloco irá realizar shows em sete capitais brasileiras em 2021, busca fazer uma introdução sobre a arte da música percussiva para o público infantil.

O projeto “Ilê Aiyê – Que Bloco é Esse?” é uma realização do Ilê Aiyê em parceria com a Caderno2 Produções e Multi Planejamento Cultural via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio da Petrobras. O projeto foi selecionado pelo Petrobras Cultural através da chamada de música 2018. Esta primeira ação é uma adaptação da oficina infantil de percussão, prevista no projeto, para o ambiente virtual.

Os participantes terão oportunidade de conhecer instrumentos de percussão como timbau, surdo, caixa e repique a partir da explanação teórica e demonstração prática de dois mestres percussionistas, Mário Pam e Kehindê Boa Morte, que hoje atuam como regentes da banda do Ilê Aiyê, a Band’Aiyê. Junto com eles, estarão três integrantes da banda mirim da entidade, a Band’Erê, revelando que não existe limitação de idade para a magia da música percussiva.

“No momento que a gente se apresentar, os participantes da oficina irão perceber como a percussão entrou cedo nas nossas vidas, e como foi fundamental para a descoberta do potencial transformador da arte em nossa formação. A ideia é que as crianças possam conhecer um pouco de cada instrumento, além de serem apresentadas ao samba afro, ritmo característico do Ilê Aiyê”, adianta o mestre Mário Pam.

Além da transmissão para todos, pelo YouTube, a Oficina abriu inscrições para 30 crianças a partir de 8 anos, a fim de que acompanhassem a aula por uma plataforma online que permite interagir e tirar dúvidas com os percussionistas do Ilê. Com excelente receptividade, todas as vagas foram preenchidas dois dias após serem abertas. Os mestres indicarão vídeos e livros para que todos possam dar sequência ao aprendizado.

Circulação Nacional

A Oficina Petrobras de Percussão para Crianças é apenas a primeira atividade do projeto “Ilê Aiyê – Que bloco é esse?”, pelo qual o Ilê Aiyê irá levar sua poderosa performance a sete capitais brasileiras (Salvador, Aracaju, Fortaleza, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) com shows a preços populares, em datas a serem definidas.

“A expectativa é grande e das melhores para essa turnê. Nessa pandemia, as pessoas estão com muita saudade de ver o Ilê Aiyê, e os músicos e cantores estão ansiosos para poder voltar a trabalhar e se apresentar. Vai ser importante mostrar mais uma vez ao Brasil a força da música afro baiana. A última vez que fizemos uma turnê pelo país foi em 2001, que também teve o apoio da Petrobras. Ano que vem vamos colocar o pé na estrada de novo, e isso nos traz grande alegria”, comenta o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô.

Além das apresentações, que divulgam a história do mais antigo bloco afro do Brasil através de um espetáculo musical de forte impacto percussivo, a circulação irá promover um registro audiovisual com um panorama da passagem da banda do Ilê Aiyê por cada cidade visitada. Também está prevista, em cada capital, uma ação de formação de plateia, a partir da interação dos músicos da banda com uma instituição convidada que trabalhe com a socialização e formação de jovens através da música.

SERVIÇO:

Oficina Petrobras de percussão para crianças

Data: 10 de outubro (sábado)

Horário: 15h às 17h

Com: Mestres percussionistas Mario Pam e Kehindê Boa Morte e participação de crianças da Band’Erê

Onde: Canal do Ilê Aiyê no Youtube