Ícone do site Dois Terços

Natura Musical apresenta “Decolonisate – Mulheres negras e indígenas: voz, tambor e resistência”

Foto/Daniel Santana

No dia 16 de agosto, o Goethe-Institut Salvador-Bahia será palco de lançamento do álbum “Decolonisate – Mulheres negras e indígenas: voz, tambor e resistência”, patrocinado por Natura Musical. Com uma produção que atravessa fronteiras linguísticas e sonoras, o álbum possui dez composições em português, castelhano, ioruba e aimará, trazendo arranjos inovadores, composições autorais e diversas linguagens percussivas de artistas negras e indígenas. O lançamento acontece com um bate-papo e pocket show.
O projeto tem como fundamento os saberes musicais afro baianos e a sua relação com os movimentos feministas de diferentes lugares da América do sul, buscando estabelecer uma ponte de diálogo sonoro e poético, reunindo dez mulheres musicistas e ativistas. São dez faixas em três idiomas, com composições que integram percussão e voz. “Decolonisate – Mulheres negras e indígenas: voz, tambor e resistência” é uma afirmação de que o tambor também é território feminino.
“A música é um veículo de bem-estar, com potencial de promover uma boa relação do indivíduo consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Além de importante veículo de conexão, ela é uma ferramenta potente. Com os projetos selecionados por Natura Musical buscamos promover transformações individuais, coletivas e deixar um impacto positivo no mundo”, afirma Julia Ceschin, Head da Marca Natura e Marketing Estratégico Brasil.
Com Direção Musical do maestro e professor José Izquierdo, o álbum foi gravado por musicistas atuantes no mercado e engajadas na luta pelo reconhecimento e promoção da cultura negra, como Tainara Miliane (percussionista e arte-educadora da Escola Olodum); Beatriz Sena (percussionista da banda de Rachel Reis e vencedora do reality Timbrown); Alana Gabriela (percussionista e compositora); Nivea Werneck (percussionista e professora de atabaque); Crisa Djaloow (percussionista); Helaine Santos (percussionista e arte-educadora da Escola Olodum);

Katia Alves (percussionista do Olodum); Febe Merab (colombiana, cantora e compositora); Sandra Caqueo (chilena/aimará, soprano lírica e compositora).
“Nosso som nasce da percussão de matriz africana de Salvador e do desejo de criar espaços onde a arte feita por mulheres seja livre de preconceitos. Além da criação musical, o projeto também é um espaço de formação, troca e fortalecimento entre mulheres que resistem e reexistem todos os dias. Tudo isso, culmina no lançamento de um álbum incrível com dez composições que em breve vocês terão o prazer de conhecer”, afirma Ana Paixão, diretora geral do projeto.
“DecoloniSate – mulheres negras e indígenas: voz, tambor e resistência” foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de Festival da Diversidade: Paulilo Paredão, Festival Frequências Preciosas, Gabi Guedes, Melly e Sued Nunes. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 80 projetos de música até 2025, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Margareth Menezes, Luedji Luna, Mateus Aleluia, Mahal Pita e Casa do Hip Hop da Bahia.

Aberto ao público, os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla (https://acesse.one/decolonisate). O projeto tem patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, apoio Goethe-Institut Salvador-Bahia.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que completa 20 anos valorizando a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 200 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

|SERVIÇO|

O que: Lançamento do álbum, bate-papo e pocket show do “Decolonisate – Mulheres negras e indígenas: voz, tambor e resistência”
Onde: Goethe-Institut Salvador-Bahia
Quando: 16 de agosto, 16h
Ingressos: Gratuitos pelo Sympla
Saiba mais em: https://www.instagram.com/decolonisate/

Sair da versão mobile