Museus do IPAC participam do “Espicha Verão”

Genilson Coutinho,
21/02/2013 | 14h02

Neste final de semana, turistas e baianos que forem até o Pelourinho aproveitar o Espicha Verão, projeto realizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) entre os dias 22 e 24 de fevereiro, também encontrarão uma programação especial nos museus situados no Centro Histórico. Solar Ferrão, Museu Tempostal e Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, unidades vinculadas à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), promoverão diversas atividades culturais e educativas e terão seus horários de funcionamento estendidos. Os espaços funcionam das 12h às 20h nos dias 22 e 23 e das 10h às 18h no domingo. As atividades são gratuitas.

O Museu Udo Knoff realizará a oficina “Pequenos artistas recriando obras de Udo Knoff”, em que crianças e adolescentes criarão releituras do acervo que compõe a exposição Toque de Luz – Um Novo Olhar sobre a Obra de Udo Knoff de modo lúdico-criativo e utilizando materiais recicláveis. A atividade será realizada na sexta (22), entre 14h e 16h, e oferece 20 vagas. Já o Museu Tempostal exibirá, ao longo dos três dias, dois documentários com temáticas relacionadas à exposição Pelourinho – Um cartão-postal da Bahia: Pelourinho (1973), de Vito Diniz, e Comunidade do Maciel (1973), com direção de Tuna Espinheira. Além disso, oferece ao público no sábado (23), às 14h, o filme A invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, que fascina por desvendar o mágico mundo do cinema, através do olhar ingênuo e sincero das crianças. O espaço pode receber até 20 pessoas para a sessão.

No dia 24, o Solar Ferrão promove duas atividades. Às 10h, o arte-educador Ubirajara Santos realiza contação de estórias com base em clássicos infantis e na literatura brasileira contemporânea, além de alguns números de mágica. Às 16h, com regência da etnomusicóloga Emília Biancardi, a “Berimbalada”, apresentação musical com berimbaus e outros monocórdios, homenageia o cantor e compositor Carlinhos Brown. A programação do domingo se encerra com uma Jam Session na Praça das Artes em homenagem ao centenário de nascimento do músico suíço Walter Smetak (1913-1984). A partir das 17h30, Tuzé de Abreu, Fred Dantas, Sergio Souto, Bira Reis, Estevam Dantas e Uibitú Smetak se reúnem para celebrar a obra deste artista e inventor que influenciou músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé e continua inspirando as novas gerações.
O público também pode participar de visitas guiadas nos dias 22 e 23, das 14h às 16h, e no domingo (24), das 10h às 12h e das 14h às 16h. Além de expor a coleção de instrumentos, partituras e plásticas sonoras criadas por Walter Smetak, o Solar Ferrão recebe duas exposições criadas pelo Cortejo Afro (Carnaval Negro Baiano e Homens de Ferro) e exibe mostras de arte africana, arte popular e o acervo de arte sacra do Museu Abelardo Rodrigues. O Museu Tempostal proporciona uma viagem pela história da Bahia através de postais, imagens e fotografias com as exposições Pelourinho – Um Cartão-Postal da Bahia, Pelos Caminhos de Salvador e Bahia – Litoral e Sertão. O Museu Udo Knoff apresenta a obra do ceramista alemão Udo Knoff e azulejos que trazem parte significativa da arquitetura de Salvador com as mostras Toque de Luz – Um Novo Olhar Sobre a Obra de Udo Knoff e Azulejos de Udo.
Através de uma parceria entre o IPAC e a Fundação Pedro Calmon, serão realizadas visitas guiadas ao Palácio Rio Branco, que fica localizado na Praça Municipal e abriga o Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia. Interessados em conhecer um pouco da história e artes na Bahia podem participar da atividade na sexta, entre 10h e 18h, e no sábado e domingo, das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3116-6928. E quem tiver fôlego para espichar a programação do fim de semana pode visitar o Museu de Arte Moderna da Bahia, que promove um happening poético vinculado à exposição O livro de água na sexta (22), às 17h30, e a tradicional Jam no MAM no dia 23, a partir das 18h. Ingressos para a Jam custam R$6. Já o Museu de Arte da Bahia oferece a exposição Brinquedos que moram nos sonhos, com 1.500 brinquedos populares, e o Palacete das Artes apresenta um tributo a Jorge Amado orquestrado pelas artistas Maria Adair e Eliana Kértesz e uma exposição em homenagem aos 90 anos de Mario Cravo Jr.

Projeto Espicha Verão – O Espicha Verão é um produto lançado pela Setur e Bahiatursa em 2008, tendo como principal objetivo a atração de turistas e o prolongamento da sua permanência na Bahia, após o Carnaval. Além da ampliação do horário de visitação e realização de atividades nos museus, a edição de 2013 inclui feira de artesanato e apresentações musicais, de dança, teatro e gastronomia nas praças e largos do Pelourinho. A programação completa está disponível no site bahia.com.br/produtosturisticos/espicha-verao.

Serviço:

O que: Museus participam do Projeto Espicha Verão 2013
Onde: Museu Tempostal – Rua Gregório de Mattos, 33, Pelourinho. Tel (71) 3117-6383
Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica – Rua Frei Vicente, 3, Pelourinho. Tel (71) 3117-6389
Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho. Tel (71) 3116-6743
MAM – Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão. Tel: (71) 3117-6139.
MAB – Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória. Tel (71) 3117-6902/08.
Palacete – Rua da Graça, 284, Graça. Tel (71) 3117-6987.
Quando: 22, 23 e 24 de fevereiro
Gratuito (com exceção da Jam no MAM – R$ 6 (inteira)
Realização: DIMUS/IPAC