Moda com consciência: jeans que reduz em 96% o consumo de água na fabricação

Genilson Coutinho,
30/06/2011 | 17h06

O franqueado da Levis® na Bahia, Luís Mercês Júnior, trouxe para suas lojas uma novidade sustentável que a Levis® está apresentando ao mundo em sua coleção chamada de Water<LessTM, com jeans feitos para ajudar o planeta a reduzir o consumo de água. O jeans padrão utiliza cerca de 42 litros de água no processo de acabamento e, na coleção Water>Less, a redução de água chega a 96% em alguns produtos. A redução do consumo de água no processo de acabamentos dos jeans foi possível graças a alterações simples aplicadas pela Levi’s®, como a redução do número de ciclos da máquina lavadora, incorporação do processamento com ozônio na lavagem de roupas e remoção da água da estonagem, entre outros. “O diferencial na coleção Water<LessTM é que ainda estamos usando os mesmos materiais e técnicas para criar os acabamentos de nossos jeans, porém, reduzimos substancialmente o papel da água nesta equação”, diz Carl Chiara, Diretor de Conceitos da Marca e Projetos Especiais da Levi’s®.

A PRIMEIRA COLEÇÃO DE PRODUTOS Water<LessTM já está disponível nas lojas de Salvador (Shoppings BarraIguatemi Salvador) e Feira de Santana (Boulevard Shopping) com mais de 12 modelos de jeans clássicos Levi’s®, incluindo o jeans Levi’s® 501® e os jeans 511 e 514, assim como a trucker jacket. As linhas de produtos do Fall Winter 2011 da Levi’s® contarão com mais de 1.5 milhão de jeans com o método Water<LessTM, economizando aproximadamente 16 milhões de litros de água.  A linha também incluirá jeans feitos com o acabamento rígido tradicional da marca que, por natureza, quase não utiliza água em sua produção. Water<LessTM é apenas uma maneira trabalhada pela marca Levi’s® para reduzir o impacto ambiental de seus produtos. Pesquisas recentes de Levi Strauss & Co. mostram que, durante o ciclo de vida de um jeans Levi’s® 501®, o maior impacto de água vem do processo de cultivo do algodão e através dos hábitos de lavagem dos consumidores. A Levi Strauss & Co. está criando avanços nessas áreas chave – do apoio a formas mais sustentáveis de cultivar algodão, ao monitoramento de como os fornecedores utilizam água no processo de fabricação. A companhia também lançou a campanha “Care the Planet”, modificando as etiquetas de cuidados com os produtos nos jeans Levi’s® para incluir instruções sobre maneiras como os consumidores podem reduzir o impacto ambiental de suas roupas com menos lavagens, lavando em água fria, secando no varal e doando quando não forem mais necessárias.

Por Estevão Terceiro

Editor de conteúdo do Mundo Vip

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www.youtube.com/watch?v=0NMm684pB1Q