/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2021/s/h/uEO5qaTlynDOtBPNmjtg/miss-universo-2022-1419sat.jpg)
Para representar o país no Miss Universo 2021, que acontece em Israel no próximo domingo, 12/12, a Miss Brasil 2021, a cearense Teresa Santos, levou na mala roupas que enaltecem a cultura verde e amarela.
Além de vestido feito por mulheres do projeto social Vai Maria, que tem como objetivo resgatar a autoestima de vítimas de violência doméstica e mães de família em situação de risco, a cearense vai transformar o palco do maior concurso de beleza do mundo em manifesto pelo meio-ambiente ao desfilar com look vermelho inspirado no Pau-Brasil.
ROUPA RECICLÁVEL COM PATCHWORK
“Esse vestido tem um significado muito importante para mim. Muitas mãos e muitas histórias fizeram esses retalhos se transformarem nessa peça. É a segunda vez que uso esse vestido. Afinal, precisamos incentivar o consumo consciente, lembrando que roupas não são descartáveis. A técnica usada se chama patchwork, que utiliza retalhos de tecidos”, resume a Miss Brasil 2021.
No desfile de traje típico, Teresa usará um macacão inspirado no Pau-Brasil. A obra é assinada pelo estilista Bruno Oliveira, que já trabalhou com famosas como Claudia Raia e Thelma Assis, do BBB19.
“A peça consiste em macacão pintado à mão, rebordado em vidrilhos e com apliques delicados de cristal, quase como uma segunda pele, que valoriza as curvas femininas, as mesmas que inspiraram outro mestre modernista, Oscar Niemeyer. Fizemos uma estrutura natural de vime, material muito leve, para reproduzir as copas do Pau-Brasil, partindo da silhueta esguia que simula o tronco. Folhas acetinadas bordadas nos braços darão movimento ao look durante o desfile”, explica o artista paulista de 37 anos, que contou com equipe de 13 profissionais durante 50 dias para criar peça.
“A ideia do traje típico é para enaltecer os 100 anos do Manifesto Modernista e alertar sobre a ação predatória do homem contra a natureza e índios. Não é um desfile de alegorias ou folclórico. É o momento de tocar em uma questão sensível para o mundo. Não podemos desprezar temas como sustentabilidade na moda e preservação das florestas!”, resume o profissional de moda, que traz look todo na cor vermelha.