Música

No Circuito

Luedji Luna, Thiaguinho, Teresa Cristina, Negra Li @ Papo de Música

Redação,
28/10/2020 | 21h10

Um mapa da produção musical da cultura brasileira traçado de conversa em conversa e eternizado em vídeos. É assim que o canal Papo de Música desenha seu caminho, se embrenhando na diversidade sonora, estética e social dessa grande terra brasilis. Desde a sua estreia, em 2018, o canal apresenta  uma curadoria diversa e lá se vão 100 episódios. Em novembro, mês da consciência negra, a apresentadora Fabiane Pereira amplia essa proposta com conversas protagonizadas por artistas negros. A programação especial teve início com um papo com Gilberto Gil  e, agora, segue com a cantora e compositora Luedji Luna, que acaba de lançar o seu novo disco, Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água (assista aqui). Até o final de novembro, ainda participam do canal: Thiaguinho, Teresa Cristina, Negra Li e Bia Ferreira.

“Não é de hoje que a gente tá se namorando pra um bate-papo, né? Tô feliz que aconteceu”, destaca Luedji. Inserida em uma nova rotina em que “dou tetê, dou banho e faço entrevista”, ela divide percepções sobre como a pesquisa musical que conduz a sua carreira segue aprofundando o caminho iniciado no primeiro disco. “Desde Um Corpo no Mundo [2017], eu tô nesse resgaste [de uma África Ancestral]. É a busca por preencher esse hiato deixado pelo sequestro da escravização”, comenta a mãe de Dayo sobre o trabalho responsável por levá-la ao Quênia, há dois anos, naquele que foi o primeiro show internacional.

Depois do “encontro com a África”, a artista diz estar mais bem resolvida com a própria ancestralidade, mas a criatividade segue mergulhando nas heranças culturais do continente. “Eu fui resolvendo essa crise identitária que foi o motor do primeiro disco, mas ainda assim querendo estar conectada com o continente nessa pesquisa. O que que tá se fazendo lá? Então vamos lá!”, conta sobre a busca originária da gravação do recente Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água – inteiramente registrado no berço da humanidade e lançado neste mês (acompanhado de um filme).

Esse desejo de mudança, inclusive, é algo em comum nas entrevistas deste mês. Destaque pelas lives diárias que iniciou em março, a a cantora Teresa Cristina relembrou o impacto que já foi causado em sua vida por situações de discriminação. “Eu ficava me escondendo porque lá no subconsciente entendia que, em algum momento, alguém viria falar algo que me ofendesse”, declara. “O que é a lei antirracismo? É você poder proferir as piores palavras possíveis, pagar R$ 300 e sair?”, questiona Tetê, como é carinhosamente conhecida. 

Um dos principais nomes do samba e do pagode, Thiaguinho abordou temas como o projeto A Tardezinha, a influência de Belo, Alexandre Pires e Péricles e sobre não enxergar divisões entre samba e pagode. E também falou de racismo. “Eu passei [situações de racismo] a vida inteira, ainda passo, minha família passa”, ele pontuou. “Tem gente que diz ‘não vamos falar de racismo porque não existe’, mas a gente tem que falar disso porque existe, sim”, completa.

Mesmo trazendo artistas com trabalhos e narrativas plurais o ano inteiro, Fabiane conta que não podia deixar esse período passar batido. “A música tem um poder de comunicar muito grande e, aqui no Brasil, tem até um papel educativo, então estou muito feliz de trazer esse conteúdo com nomes tão especiais”, ressalta a apresentadora. Além dos vídeos, ela também disponibiliza playlists selecionadas conforme inspirações surgidas das entrevistas (ouça aqui). Uma programação de lives dedicada ao tema também toma conta do quadro “De Frente com Fabi”, exibido às quintas, 19h, no Instagram de Fabiane Pereira (@afabianepereira). Tássia Reis e Amaro Freitas são os próximos nomes que ela convida para um bate-papo.

Confira a entrevista de Luedji Luna no Papo de Música

Data de lançamento de cada entrevista:

03 de novembro – Papo de Música com Thiaguinho

10 de novembro – Papo de Música com Teresa Cristina

17 de novembro – Papo de Música com Negra Li

24 de novembro – Papo de Música com Bia Ferreira

Datas de lives De Frente com Fabi:

05 de novembro – Zé Manoel De Frente com Fabi 

12 de novembro – Késia Estácio De Frente com Fabi

19 de novembro – Tássia Reis De Frente com Fabi

26 de novembro – Amaro Freitas De Frente com Fabi

Sobre o canal Papo de Música

O Papo de Música é um dos raros espaços no YouTube que tem a música como protagonista. Comandado pela jornalista Fabiane Pereira e dirigido pelo videomaker Vitor Souza Lima, o canal traz, semanalmente (toda terça-feira, ao meio-dia), uma entrevista inédita com algum cantor ou cantora. Com um tom íntimo e pessoal, o Papo de Música não se restringe a nenhum nicho musical e diversidade é uma das suas principais características. Em um ano e meio de existência, o canal lista mais de 70 entrevistas. Passaram por ele nomes como Erasmo Carlos, Criolo, Adriana Calcanhotto, Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Djonga, Xande de Pilares, Tuyo e Duda Beat.