Livro “Diário do Longe”, que reúne poesias de Flávia Figueirêdo, terá lançamento em novembro em Salvador

Genilson Coutinho,
18/11/2012 | 10h11


Primeira baiana selecionada pela Editora Torre, do Rio de Janeiro, a escritora Flávia Figueirêdo lança este mês seu primeiro livro, “Diário do Longe”. A publicação reúne poesias com temas e reflexões sobre o cotidiano comum a todos: o tempo, o amor, a dor, a morte, gerando um testemunho extremamente sensível e, ao mesmo tempo, ácido e perspicaz sobre essa universalização do nosso bem e mal-estar no mundo. O lançamento será no dia 21 de novembro [quarta], às 19h, no restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho.

Através de um processo de diagramação e impressão digital sob demanda, o livro chega à Bahia também com o selo da Editora Multifoco, igualmente carioca. Torre e Multifoco apostam no potencial de cada autor para a promoção de novos trabalhos literários, incentivando a divulgação e a distribuição nos mercados regionais.

“Mimésis que é, a poesia imita o que só existe cá dentro” – A pretensa distância do título do livro de Flávia Fiqueirêo é quebrada pela intimidade dos versos, pela identificação com as lembranças, sensações e experiências pessoais, pelos descaminhos do cotidiano contados com sensibilidade. Para a autora, sua primeira publicação “é o repórter de uma alma meio distraída, meio atenta, que vez ou outra patina nos incontáveis olhares a que nos permite o mundo”.

O livro reúne 35 poemas escolhidos entre a vasta produção da autora. “São textos com fases diversas da minha vida, guardados em cadernos, gavetas, verso de flyers de cartomante, bula de remédio ou de caixa de Veuve Cliquot – na verdade qualquer suporte que sirva para o momento em que alma pede licença para dar uma palavra”, explica Flávia. Sobre a intimidade que carregam os poemas, completa: “Lendo o título de cada um deles, lembro exatamente o que aconteceu, que inocência, dor, ternura ou veneno carregavam”.

A poeta e professora da Universidade de Brasília Elizabeth Hazin é umas das figuras importantes no processo de produção e publicação de “Diário do Longe”. “Gosto muito de suas palavras, de suas escolhas, de seu modo especial de dizer. O poema “Romeo” é belíssimo… Não deveria nunca deixar de escrever porque faz isso muito bem”, declarou a escritora, que tem diversos livros publicados no Brasil e no exterior.

Festa em Casa – “Diário do Longe” será lançado no dia 21 de novembro no recém-inaugurado restaurante da chef Tereza Paim, o Casa de Tereza, no Rio Vermelho, reunindo imprensa e convidados no que a autora considera a realização de um projeto pessoal. Na noite do lançamento, além do coquetel oferecido pela escritora, os convidados que desejarem conhecer a tão badalada cozinha de Tereza de perto poderão conferir um menu especial sugerido pela chef. Parte do valor arrecadado com a venda dos livros na ocasião será doada a uma instituição beneficente em Salvador.

Canivete multiuso – Flávia Figueirêdo é formada em Comunicação Social e é o que os amigos gostam de chamar de “canivete multiuso”. Trabalha em Salvador na área da cultura governamental, além de ser editora on-line, atualmente voltada para um portal de luxo, e repórter freelancer para uma revista de publicação nacional na área náutica. Nos mares, atuou também como produtora executiva em TVs da capital e do Espírito Santo por quase dez anos em programas voltados ao segmento. Além disso, tem na fotografia outra grande paixão, tendo sido selecionada como uma das vencedoras do Concurso Fotográfico “De Novo o Centro: a história do Brasil vive aqui”, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Casa da Photographia e a CAIXA Cultural Brasília.

SERVIÇO:
O QUÊ: LANÇAMENTO DO LIVRO “DIÁRIO DO LONGE”, DE FLÁVIA FIGUEIRÊDO
QUANDO: 21 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 19H
ONDE: CASA DE TEREZA, RUA ODILON SANTOS, 45. RIO VERMELHO. ESQUINA COM O SUCO 24 HORAS.