Comportamento

Social

Livro de poéticas virtuais ‘TransPassagens’ engloba cibercultura, identidade e comunidade LGBTQIA+ e isolamento social

Redação,
23/01/2021 | 10h01

O projeto TransPassagens propõe a criação de um livro de Poéticas visuais que retrata diálogos entre cibercultura, identidade e comunidade LGBTQIA+ e isolamento social. Serão registradas através da fotografia, ilustração e performance, reflexões afetivas acerca do corpo queer em cena, as diversas formas de isolamento social contemporâneos, e a vivência LGBTQIA+ no ambiente virtual neste contexto.

O ato de Transpassar, qualidade do que é virtual, que passa pelo espaço físico, se apresenta como inspiração para extrapolar, ultrapassar e transgredir as barreiras físicas e sociais.

A obra constitui a criação do livro homônimo ao projeto e de um conjunto de experimentações visuais retratadas em ambiente virtual, realizadas na cidade de Cachoeira-BA. Inclui ações como: a criação de plataformas digitais para exposição dos registros fotográficos e posteriormente para divulgação do livro em formato digital; uma vídeo-performance; e o processo sustentável de fabricação do livro.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A criação dessa narrativa de entre-mundos pode ser acompanhada através das redes sociais:

Instagram @transPassagens
Tumblr Transpassagens