Literatura

No Circuito

Literatura gay aquece mercado brasileiro

Genilson Coutinho,
08/07/2011 | 15h07

O crescimento do segmento literário voltado para a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) vem aumentando no Brasil nos últimos anos.

No mercado editorial, a literatura LGBT vem ganhando espaço com obras de excelente qualidade literária. Isso se dá em função da abertura de novas editoras e de fontes de pesquisas nesta área, o que fortalece o mercado.

A maior prova deste novo momento são as inúmeras obras lançadas, ao longo do ano, com grande aceitação no mercado e difundidas nas livrarias virtuais.

Confira aqui a nossa dica literária desta semana.

Sinopse
Amante desesperado de tudo que é vida e de tudo que é jeito de viver, sofrido e cansado em nome da arte. Os ditos de Marcílio Farias, reunidos em O Livro Cor de Triângulo Cor-de-Rosa, não começam nem acabam, não tem data. Os títulos nem são títulos, escondidos entre parênteses, mostram uma obra de texto que pode ser lido de forma contínua ou pedacinho por pedacinho, assim como a vida. Os pontos finais são pausas para respirar de um assombro ao outro para “enfiar a vida na cabeça”.

Os poemas foram escritos num período de dez anos com os mais diferentes panos de fundo, dores, ventos e gostos. E porque triângulo cor-de-rosa? Durante a Segunda Guerra Mundial, nos campos de concentração, os homossexuais eram obrigados a usar um triângulo cor-de-rosa no peito.

Sobre o autor

Marcílio Farias é formado e pós-graduado (Jornalismo, Cinema e Filosofia) nos anos 70/80, o autor trabalhou no mesmo período para a UNICEF/Brasil, USIS – Brasil e WHO, como consultor e assesor de assuntos públicos e culturais, respectivamente. Na Universidade de Brasília (turma de 72) (BA, MA e MS) estudou com Lee Falk, Sérgio Porto, Fracisco Diana de Araújo, Carlos Chagas e Eduardo Souza.

Atuou como secretário particular do escultor Rubem Valentim, professor visitante da Universidade de Brasília e da Fundação Nacional de Teatro, editor assistente do Jornal do Brasil, Correio Braziliense; Última Hora, Jornal do Unicef e The Brazilian (NY). No ano de 74 integrou a equipe vencedora do Prêmio Esso para Melhor Contribuição à Edição Jornalística / Jornal de Brasília. No final da década de 80, escreveu e dirigiu o curta metragem “Digitais” hors-concours em Lousanne e no Festival de Salvador, vetado pelo Concine logo em seguida.

Em 1989 emigrou legalmente para os Estados Unidos. Atuou como assessor cultural add hoc do Consulado Geral do Brasil em Boston de 1993 a 2003, professor visitante da Universidade de Massachusetts – Boston, conferencista convidado do David Rockefeller Center for Latin American Studies (Harvard University) e Sloan School of Management (MIT), professor de Comunicação Impressa e de História da Cultura na Univerdade de Phoenix, AZ, EUA. Seu primeiro livro publicado foi “Visual Field” (Watermark Press, MD, EUA, 1996; Editors’ Choice Award, 1996). Membro honorário da American Academy of Poets (Owing Mill, MD), da International Society of Poets (Washington, DC) e da Society of Friends of the Longfellow House (Cambridge, MA).

Vive e trabalha entre Natal (Brasil) e Phoenix – Miami – Boston (EUA).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO:

O Livro Cor de Triângulo Cor-de-Rosa


Marcílio Farias
Scortecci Editora
ISBN 978-85-366-0763-4
Poesia – JS 4184
Formato 14 x 21 cm – 108 páginas
1ª Edição – Ano 2007