Comportamento

Tem Direito

Juntas em Tech – Bmg cria ação para fomentar equidade de gênero na área de tecnologia

Genilson Coutinho,
18/08/2021 | 12h08

Apesar de estar em plena expansão e ter sido um dos mais essenciais para as empresas durante a pandemia, inclusive, com escassez de profissionais qualificados no mercado, o setor de Tech ainda emprega poucas mulheres e carece de ações para promoção da equidade de gênero.

Pensando nisso, o Banco Bmg criou o Juntas em Tech, série de ações que incluem palestras abertas e gratuitas sobre o tema, que serão realizadas ao longo de agosto e setembro, assim como iniciativas internas para fomentar a equidade na organização, em parceria com a PrograMaria , startup de impacto social com a missão de empoderar mulheres por meio da tecnologia e da programação.

“Hoje, para se ter ideia da disparidade no setor, apenas 15% dos estudantes dos cursos relacionados à Computação e 20% dos profissionais do mercado Brasileiro de TI são mulheres. Esses são índices muito baixos. Sendo assim, nós do Bmg, como empresa que fomenta a diversidade, inclusão e transformação da sociedade, buscamos a parceria com a PrograMaria para trazermos esse debate para nosso público interno e externo. Dessa maneira, esperamos contribuir com a equidade de gênero, não só no setor de T.I., mas em todos eles”, explica Ana Karina Bortoni, CEO do Banco Bmg.

Juntas em Tech começou em agosto, com uma campanha interna de sensibilização sobre o tema em seus canais de comunicação, utilizando dados de mercado, histórias de colaboradoras, conteúdos educativos que esclarecem termos pejorativos, assim como reforço no seu canal de ética. “Já na primeira semana, no dia 04 de agosto, realizamos o primeiro webinar com mediação da Iana Chan, fundadora da PrograMaria, e quatro colaboradoras do time de tecnologia do Banco. Essa foi uma conversa sobre o tema ‘Mais Diversidade Na Tecnologia – Por que importa e como alcançar’ e será o pontapé inicial da nossa parceria”, conta Ana Karina.

Além disso, outros temas, como as razões pelas quais faltam mulheres na tecnologia, a importância de debater e agir sobre o tema, boas práticas para transformar esse cenário e a PrograMaria, também farão parte desses diálogos.

“É um orgulho poder fazer parte deste projeto com o Bmg. Temos visto um movimento importante das empresas para construírem uma tecnologia diversa e inclusiva, além de buscarem compartilhar conhecimento com as comunidades focadas nesse tema. Isso é fundamental, pois mostra que diversidade é um caminho sem volta”, reforça Iana Chan, CEO e fundadora da PrograMaria.

Já para o público externo, o Juntas em Tech e o Bmg patrocinarão, no dia 19 de agosto, o PrograMaria Encontros , evento gratuito e online de conexão e conteúdo, com palestras de mulheres do time de tecnologia do banco. O evento fomenta a comunidade de mulheres na tecnologia, oferecendo conteúdos relevantes para sua carreira e promovendo oportunidades para que elas possam crescer ainda mais na tecnologia. E nos dias 16, 17 e 18 de setembro, o Bmg patrocinará o PrograMaria Summit, evento anual de celebração das mulheres na tecnologia.

“A fintech de 90 anos, já havia criado a Raro Academy, primeira escola técnica voltada ao setor, com imersão em projetos reais, continua a investir em causas relevantes para a população brasileira, e esta nova parceria está alinhada com as ações e estratégia da instituição em prol de uma sociedade mais inclusiva, igualitária e justa para todos”, finaliza a CEO do Banco Bmg.

Sobre o Bmg

Em constante transformação para reforçar seu posicionamento como uma “fintech”, o Bmg não para de inovar para proporcionar aos seus clientes a melhor experiência. A organização vem investindo permanentemente em tech para modernizar seus produtos, serviços e canais de atendimento e, em sua estratégia figital, que une o melhor dos mundos físicos e digital, com a missão a democratizar as soluções financeiras no Brasil.

O Bmg é pioneiro na oferta de crédito consignado, que promoveu o acesso ao crédito com juros mais baixos, e possui a maior rede de correspondentes bancários do País, auxiliando no crescimento econômico local e na disseminação de oportunidades por todo território nacional. Hoje, é uma instituição financeira completa para milhões de brasileiros, micro e pequenas empresas e seu portfólio de produtos e serviços inclui conta digital, cartões de crédito, empréstimos, seguros, entre outros. Apaixonado por inovação e empreendedorismo, o Bmg é um dos maiores incentivadores do esporte nacional e patrocina as equipes femininas e masculinas de futebol do Corinthians, do Atlético Mineiro e do Vasco.