Jean Wyllys e palestrantes do IX Seminário LGBT entrarão com Representação Criminal contra Jair Bolsonaro
No dia 14 de junho de 2012, foi publicado pelo Deputado Federal Jair Bolsonaro um vídeo em repúdio ao Seminário “Sexualidade, papéis de gênero e educação na infância e na adolescência”, realizado na Câmara dos Deputados no dia 15 de maio de 2012.
Em sua nona edição, o seminário reuniu importantes nomes do campo do direito, da psicologia, da academia e da educação, para discutir, principalmente, o impacto negativo que o bullying tem na escola e no acesso ao direito á educação de qualidade. Com o lema “Respeito à Diversidade se Aprende na Infância” o seminário foi organizado pelas Comissões de Direitos Humanos e Minorias e Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e, pela primeira vez, com o apoio e organização de duas Frentes Parlamentares Mistas: pela Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e pioneiramente abriu espaço no Congresso Nacional para essa relevante discussão.
Com o objetivo de ilicitamente alterar a verdade sobre o que foi discutido durante esse evento, o autor do referido vídeo de repúdio realizou uma vídeo-montagem com as falas das filmagens que se encontravam então disponíveis no site oficial da Câmara dos Deputados sobre o IX Seminário LGBT. As imagens foram recortadas, as informações manipuladas, distorcidas e juntadas em uma colagem de má-fé que tem como único objetivo ofuscar as importantes e necessárias discussões que foram feitas durante o debate de profissionais sérios e dedicados.
Desde então, o vídeo está sendo divulgado na internet com o objetivo não só de proliferar a discriminação, o preconceito e a homofobia, mas principalmente de ultrajar a imagem dos defensores dos direitos de LGBTs através de manipulação e fraude.
Tanto o Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) quanto os outros participantes do vídeo estão sendo difamados através de sites religiosos e redes sociais que insistem em proliferar esse vídeo criminoso. Imediatamente após o vídeo ser postado na internet, Wyllys deu início a elaboração de peça criminal contra o deputado Bolsonaro e entrou em contato com as/os palestrantes que tiveram suas falas alteradas para que participassem da ação em conjunto. Também estamos recolhendo as procurações daquelas pessoas – tanto da sociedade civil, quanto de deputadas e deputados das comissões da Câmara dos Deputados – que se interessarem em participar da acusação.
Solicitamos àquelas pessoas que aparecem no vídeo e que ainda não estabeleceram contato com o gabinete, que se manifestem através do email ascom@jeanwyllys.com.br ou diretamente com nossa assessoria jurídicaana.correia@camara.gov.br.
A Representação Criminal será proposta ao Procurador Geral da República e, se aceita a representação e proposta a ação penal, caberá ao Supremo Tribunal Federal o seu julgamento, devido ao foro provilegiado de deputados federais.
Solicitamos também que não repliquem o referido vídeo-montagem, ajudando com que o material calunioso, difamador e distorcido não se torne viral. A íntegra – sem cortes e/ou manipulações – de todas as falas e teorias apresentadas durante o Seminário “Sexualidade, papéis de gênero e educação na infância e na adolescência” pode ser vista no canal do YouTube do deputado Jean Wyllys: http://www.youtube.com/user/Canal5005
A fala da palestrante Tatiana Lionço, que foi fortemente manipulada, pode ser vista, na íntegra, aqui: http://www.youtube.com/watch?v=B912Eh_Y-N8
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Deputado Jean Wyllys