Jacqueline Côrtes é homenageada em vídeo produzido pelo Fundo Positivo
Jacqueline Rocha Côrtes, que morreu aos 64 anos no dia 14 de agosto deste ano, em São Paulo, recebeu mais uma homenagem pelo seu compromisso, dedicação e ativismo. A parada cardíaca que causou a morte da incansável ativista do movimento contra a AIDS interrompeu sua presença física, mas não apagou sua memória de nossos corações.
Mãe de Luara e Gilson, professora de inglês e ex-funcionária da ONU, Jacqueline iniciou sua trajetória em Niterói, Rio de Janeiro, em 1º de fevereiro de 1960. Sua vida foi marcada por inúmeros momentos de renascimento e transformação.
Um vídeo produzido pelo Fundo Positivo está circulando entre ativistas de todo o Brasil. Compartilhamos esta homenagem para que todos possam conhecer e reverenciar a memória de uma pessoa lutadora, doce, parceira, firme, lúcida, dedicada e coerente.
“A ideia surgiu durante nosso evento em Salvador, quando pensei em homenageá-la, pois tudo havia acontecido muito recentemente. Fiquei sabendo que, durante o velório dela, poucas pessoas do movimento social puderam se despedir. Como nosso evento ocorreu logo após o velório, decidi fazer uma singela homenagem. Fizemos tudo em uma hora. Eu gravei o texto e meu colega montou o vídeo. Eu gostava muito da Jacque; conversávamos sobre tudo. Como ela também era professora, falávamos sobre nossos espaços no campo da Educação,” informa Marina Reidel, Coordenadora LGBTQIA+ do Fundo Positivo e idealizadora do vídeo.
Sobre o Fundo Positivo
O Fundo Positivo mobiliza recursos por meio de diversas fontes financeiras e os repassa a organizações em todo o território nacional por meio de editais públicos. Fundado em 2014, o Fundo inicialmente focava em HIV/Aids, mas hoje atua em diversas áreas, sendo reconhecido como uma das 10 maiores organizações do Brasil, segundo o jornal Valor Econômico. Ao todo, já foram lançados 11 editais, apoiando o trabalho de mais de 200 organizações. A atuação do Fundo Positivo é reconhecida como uma experiência de sucesso no fortalecimento da sociedade civil, auxiliando nas respostas ao enfrentamento das desigualdades em saúde, na defesa do direito à saúde pública universal, integral e equânime, na prevenção e assistência às pessoas vivendo com ISTs/HIV/aids, na saúde sexual e reprodutiva, na inclusão social e na diversidade.
Harley Henriques do Nascimento, fundador do Fundo Positivo, é administrador de empresas com mestrado em Administração de Gestão de Organizações da Sociedade Civil. Ele é o diretor executivo do Fundo Positivo, além de Fellow da Ashoka e líder da Avina.